Primeira reunião da Mesa de Negociação entre governo e sindicatos acontece nesta quinta-feira (16)

   Foto: Washington Costa/MF
Foto: Washington Costa/MF

Na manhã desta quinta-feira (16) será realizada, em Brasília, a primeira reunião da Mesa de Negociação Permanente entre governo federal e representantes de sindicatos de servidores e servidoras públicos federais, com a pauta do reajuste e recomposição salarial da categoria.

O lançamento da retomada da Mesa de Negociação, interrompida em 2016, foi realizado no dia 7 de fevereiro, em um evento que contou com a presença de mais de 250 pessoas. A Mesa é coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação e conta com duas bancadas, uma do governo e outra sindical. A ADUnB-S.Sind é representada na mesa pelo Sindicato Nacional.

A pauta principal da Mesa de Negociação é o reajuste salarial da categoria. O relatório final do Orçamento de 2023, aprovado em dezembro do ano passado, manteve a reserva de R$ 11,4 bilhões para conceder reajuste salarial a servidoras e servidores públicos.

No entanto, o percentual de reajuste salarial ainda não está definido. Antes do fim do mandato, Jair Bolsonaro não apresentou ao Congresso Nacional um projeto de lei para regulamentar o reajuste salarial de servidoras e servidores públicos do Executivo, ao contrário do que fizeram os outros poderes, como Legislativo e Judiciário.

Saiba mais:

Docentes da UnB podem ser beneficiados com liberação de 350 milhões em direitos trabalhistas; veja quem pode receber

Diálogos ADUnB discute reajuste salarial de servidores públicos

Servidores públicos iniciam campanha por reajuste salarial; mesa de negociação com Governo já está marcada

Governo: Esther Dweck promete criar mesa de negociação com servidores públicos para tratar de reajustes

Publicado em 16 de fevereiro de 2023

Compartilhe: