Primeira semana da greve de docente finaliza com reunião do Comando Local de Greve
Na tarde desta quinta-feira (18/04), o Comando Local de Greve Docente da Universidade de Brasília (UnB) se reuniu para realizar uma avaliação e atualização das mobilizações realizadas durante a primeira semana do movimento paredista e das reuniões do Comitê de Ética e das Comissões de Mobilização e Comunicação. O CGL recebeu ainda a presença da reitora da UnB, Márcia Abrahão, que declarou seu apoio às demandas do movimento e o diálogo aberto junto à Administração Superior da Universidade.
Como primeiro item de pauta da reunião, as e os participantes retomaram a primeira reunião realizada no período da manhã de quinta-feira (18/04) com representantes da Reitoria da UnB que tratou da construção de um documento conjunto, elaborado pelo Comando Local de Greve Docente e a administração da UnB, que definirá as atividades essenciais na UnB e outras demandas a respeito da greve da categoria docente.
<<Comando Local de Greve da UnB tem primeira reunião com Reitoria da Universidade>>
As Comissões de Mobilização e de Comunicação do Comando Local de Greve Docente da UnB apresentaram as estratégias de atuação definidas durante a semana. Dentre as ações e encaminhamentos propostos pelas comissões estão: produção de mais faixas e distribuição de cartazes espalhados pela Universidade, carro de som, informativos sobre a greve, além da atualização constante do site sobre a greve.
Após o término da reunião, o Comando Local recebeu a reitora da UnB, Márcia Abrahão, na sede da ADUnB-S.Sind. que escutou as principais questões e preocupações apresentadas pela categoria, tais como, sobre a disseminação de notícias falsas relacionadas ao movimento paredista, ao corte de pontos e à adesão à greve. “Estamos tomando as devidas providências com relação às notícias divulgadas com relação ao calendário e todas às demandas que chegam à nós.”, disse a Reitora.
Nesta sexta-feira (19/4), o Decanato de Graduação da Universidade de Brasília (DEG/UnB) notificou todas as Unidades Acadêmicas sobre a realização de aulas de graduação online.
<<Aulas online não previstas no projeto do curso de graduação são ilegais, afirma DEG>>
Comando Nacional de Greve
Na tarde desta quinta-feira (18/4), o Comando Nacional de Greve do Andes-SN reuniu-se na sede do Sindicato Nacional também para avaliar as atividades da semana relacionadas à greve e realizou ampla discussão sobre as agendas de lutas e ações de mobilização da categoria para a semana seguinte.
Além disso, o Comando Nacional foi convidado a participar da reunião da Mesa Específica Temporária (Carreira), que a princípio estava agendada para às 14h30, na sexta-feira (19/4), mas foi adiada para às 16h. O comunicado do MGI, sobre o adiamento foi enviado após a chegada do Comando Nacional de Greve do ANDES-SN no local.
Publicado em 19 de abril de 2024