A tragédia do povo Yanomami precisa ser responsabilizada, já!

A dimensão da política de morte implantada nos últimos quatro anos no governo Bolsonaro, tomou as notícias nas últimas semanas com a denúncia da situação alarmante de fome e desnutrição do povo indígena yanomami.

O descaso, a instauração política da fome no Brasil sob os povos originários não pode ser naturalizada, não pode ser normalizada.

De acordo com o Ministério dos Povos Indígenas, nos últimos quatro anos, 570 crianças do povo yanomami já morreram por contaminação por mercúrio e fome, em decorrência do  “impacto do garimpo ilegal na região”.

Segundo o Conselho Indígena de Roraima (CIR), em dezembro de 2022, o Ministério da Defesa ignorou pedido de logística para transportar alimentos para a Terra Indígena Yanomami. Por meio de ofício, a solicitação foi feita após denúncia de subnutrição principalmente em crianças e idosos.

Ainda segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), o governo Bolsonaro ignorou 21 pedidos de socorro ao povo Yanomami ao longo dos quatro anos de (des) governo. Nos ofícios enviados à Funai, Ministério Público e Exército a Associação Yanomami Hutukara, alertou que a situação poderia “atingir proporção de genocídio”. Enquanto isso, o mesmo governo gastava milhões de recursos públicos em banquetes custeados pelos cartões corporativos.

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES-SN, reforça o coro por justiça e pela responsabilização dos culpados por essa tragédia humanitária e sanitária a que submeteram os povos da Terra Indígena Yanomami. 

As organizações indígenas iniciaram uma campanha de arrecadação para ajudar o povo Yanomami.

Para doar, siga os dados abaixo:

ASSOCIAÇÃO YPASALI SANUMA:

BANCO DO BRASIL

AGÊNCIA: 0250

C/C: 125.892-3

PIX CNPJ: 34.141.441/0001-25

CONSELHO INDÍGENA DE RORAIMA (CIR):

BANCO DO BRASIL | AGÊNCIA: 2617-4 | C/C: 59027-4

PIX: conselhodaf@gmail.com

CNPJ:34.807.578/0001-76

HUTUKARA ASSOCIAÇÃO YANOMAMI:

PIX CNPJ: 07.615.695/0001-65

.

 

Publicado em 25 de janeiro de 2023

Compartilhe: