Assembleia marca encerramento da Gestão ‘ADUnB Me Representa’ e dá posse à nova diretoria

A Assembleia Geral Extraordinária realizada na sexta-feira (9) reuniu docentes da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind) para dar posse à nova diretoria da Gestão 2024-2026 - ‘ADUnB em Movimento’ e também encerrar o mandato da Gestão 2022-2024 'ADUnB Me Representa', além de outras pautas.

“Vivemos dois anos com uma intensidade de atividades. Quando assumimos em 2022 falamos que uma das nossas missões era recuperar o sindicato de gente. Porque a volta da pandemia nos assustava, quando chegávamos nesse prédio era um silêncio ensurdecedor. Assumimos com essa tarefa de reocupar o sindicato, mas reocupar politicamente, então acredito que esse tenha sido o nosso grande desafio que eu considero como um desafio vencido por essa diretoria”, destacou a presidenta da Gestão ‘ADUnB Me Representa’, Eliene Novaes.

O aumento no número de filiações, a aproximação com os movimentos sociais também foram pontos de destaque no discurso. “Desde 2018 estamos recuperando o sindicato a partir das nossas lutas históricas e da compreensão de sindicato de luta, que é fazermos o sindicato dialogando com a nossa base, com as nossas entidades, um sindicato que se sente e que faz parte de ser do ANDES, um sindicato nacional”, observou Eliene Novaes.

Durante a Assembleia, também foi lançado o site ADUnB Memórias de Luta, uma das ações da gestão ‘ADUnB Me Representa’ de recuperar o acervo histórico do sindicato. O material continua em catalogação, tendo em vista a quantidade de documentos que contam a história das lutas da categoria docente na UnB. O site funciona como um acervo histórico digital do sindicato.

Gestão 2024-2026

Foram empossadas e empossados os membros da Gestão 2024-2026 ‘ADUnB em Movimento’, presidida pela docente Maria Lídia Bueno Fernandes. “Nosso compromisso segue sendo a defesa da democracia, da universidade pública de qualidade, defesa dos direitos da categoria, tanto em condição de trabalho, como no que diz respeito às investidas contra a liberdade de pensamento e de cátedra”, ressaltou.

Maria Lídia apontou ainda as prioridades da gestão, que será o fortalecimento do Conselho de Representantes, dos Grupos de Trabalho, fortalecimento do ANDES-SN como estratégia de luta, defesa dos direitos das professoras e professores aposentados, ampliação de atividade de mobilização da categoria e continuidade das políticas culturais participativas.

Também integram a gestão as docentes Maria Luiza Pinha Pereira (FE/Aposentada), Jodette Amorim (IA/Aposentada), Dulce Maria da Rocha (FUP) e Luiza de Marilac (FCE) e os docentes Antonio Sérgio Escrivão Filho (FD), Félix Alves (FT), Pedro Gontijo (IH), Pedro Mandagará (IL) e Nelson Inocencio (IdA).

Participaram da Assembleia a deputada federal Erika Kokay (PT) e o deputado distrital Gabriel Magno (PT), representantes do Sintfub e a 1ª vice-presidenta do ANDES-SN, Raquel Dias Araujo.

Ao final da cerimônia de posse foi realizado um coquetel de confraternização à categoria.

Conad Extraordinário

Durante a Assembleia foram escolhidas as e os representantes da ADUnB-S.Sind no 15º Conad Extraordinário, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de outubro, na sede do sindicato, que tem como tema central: "Movimento Docente e Carreira uma luta histórica do ANDES-SN”. Representam o sindicato, como delegada titular e suplente, indicados pela Diretoria, a diretora Dulce Maria da Rocha e o diretor Pedro Mandagará, respectivamente. Foram escolhidos como observadores as e os docentes Rachel Nunes da Cunha, Maria Luiza Pinho Pereira, Pablo Cardellino Soto, Pedro Ergnaldo Gontijo, Erlando da Silva Reses, Luiz Carlos Galetti, Eliene Novaes Rocha e Jodette Guilherme Amorim. As indicações foram aprovadas por unanimidade pela assembleia.

 

Publicado em 09 de setembro de 2024

Galeria de imagens

Clique para ampliar
Compartilhe: