Jornalista Breno Altman lança livro sobre sionismo nesta quarta (21) na UnB

O jornalista e fundador do site de notícias independente Opera Mundi, Breno Altman, lança, nesta quarta-feira (21), o livro “Contra o sionismo: retrato de uma doutrina colonial e racista”. O evento acontece às 19 horas, no Beijódromo da Universidade de Brasília (UnB) e conta com o apoio da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind).
No livro, Breno Altman demonstra como o sionismo se transformou em uma ideologia racista, colonial e teocrática. Desde os ataques do dia 7 de outubro de 2023, o jornalista tem se destacado por apontar que o sionismo levou Israel a se constituir como um regime de apartheid.
Herdeiro de uma tradição judaica, comunista e antissionista, Breno Altman explica no livro os fundamentos do sionismo, a Questão Palestina e o Estado de Israel e aponta as diferenças entre judaísmo e sionismo.
Antes da sessão de autógrafos com a presença do autor, haverá um debate com a coordenação de Ana Prestes e participação da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL/RS), da professora da UnB, Berenice Bento, e da secretária de Juventude da Federação Árabe Palestina (Fepal), Mayanara Nafe.
“O livro do Breno é fundamental porque é um judeu falando, deixando muito claro o que é o sionismo. Trazer esse debate para a universidade é produzir um ruído, um estrondo, vamos chamar assim, na narrativa dos sionistas. No Brasil hoje, de fato, quem tem realmente a maior identificação ideológica, portanto, racista, com o sionismo são os bolsonaristas”, destacou a professora Berenice Bento, em entrevista à ADUnB-S.Sind sobre o tema.
Serviço
Lançamento do livro “Contra o sionismo: retrato de uma doutrina colonial e racista”
21 de fevereiro (quarta-feira) | 19h | Beijodrómo, Memorial Darcy Ribeiro, UnB
Publicado em 19 de fevereiro de 2024