Reunião do Setor das IFES avalia campanha salarial e indica próximos passos de lutas do movimento docente
A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES (ADUnB-S.Sind) participou no dia 16 de dezembro da reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes), na sede do ANDES-SN, em Brasília. A ADUnB-S.Sind foi representada pela Presidenta Eliene Novaes e pela 1ª vice-presidenta Jodette Amorim.
Durante o encontro, representantes das Seções Sindicais e da diretoria do Sindicato Nacional avaliaram a Campanha Salarial 2024, as deliberações das assembleias realizadas pelas ADs e também prepararam a última reunião da Mesa de Negociação, realizada com o Governo Federal.
Na reunião, a Diretoria do ANDES-SN fez informes sobre o Direito de Greve e a liberação para mandato classista, ambos referenciados na Convenção 151, que trata do Direito de Sindicalização e Relações de Trabalho na Administração Pública, que está em processo de debate para regulamentação pelo Brasil, sobre a tramitação da PEC 32, que trata sobre reforma administrativa, equiparação de benefício na Lei de Diretrizes Orçamentárias, entre outras pautas. O Projeto de Lei que regulamenta o novo Ensino Médio também foi ponto de pauta na reunião.
A presidenta da ADUnB-S.Sind, Eliene Novaes, fez informes sobre os encaminhamentos da Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 11 de dezembro. Dentre estes: reafirmar a crítica ao Governo Federal pela ausência de uma proposta de negociação para reposição salarial que atenda a demanda da categoria docente; participação efetiva da ADUnB – S. Sind. nas mobilizações do ANDES – SN e FONASEFE; ampliação do diálogo interno na Universidade com equipes de professores para além da diretoria sobre a defesa da Educação pública, sobre salários, Carreira, aposentadoria, PEC 32, Arcabouço Fiscal; e ampliar a divulgação nas redes sociais da ADUnB – S. Sind. sobre os eventos promovidos pelo ANDES – SN, para ampliar o conhecimento da categoria sobre as ações do sindicato nacional sobre a Campanha Salarial.
Eliene Novaes também informou as atividades realizadas pela seção sindical, como o mapeamento sobre a progressão e promoção funcional, o projeto ADUnB Memórias de Luta, a mobilização na base das Unidades junto ao Conselho de Representantes, além do início dos debates sobre a mobilização para escolha para Reitoria da UnB em 2024.
A reunião do Setor das IFES contou ainda com espaço de análise da conjuntura nacional, que apontou para a necessidade de articulação da base para aprofundar o debate da carreira e da reposição salarial e sobre a necessidade de ampliar o debate sobre a construção de uma greve unificada com os demais servidores públicos em defesa da reposição salarial, caso não haja avanço nas negociações junto a Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). Tanto o debate da Carreira como da Campanha Salarial serão temas do 42º Congresso do ANDES que acontece entre os dias 26 de fevereiro a 1º de março de 2024 em Fortaleza (CE), quando a categoria aprovará a agenda de lutas para o ANDES-SN.
Publicado em 19 de dezembro de 2023