ADUnB-S.Sind reúne-se com docentes e estudantes citados em documento enviado à Embaixada dos EUA

Após a publicação da nota de repúdio ao documento elaborado e publicizado pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL/GO), destinado à Embaixada dos Estados Unidos (EUA), que tem como assunto: “Informações sobre apoiadores de grupos terroristas no Brasil que visitam os EUA”, a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind) realizou nesta segunda-feira (24/10) uma reunião com professores e estudantes da Universidade de Brasília (UnB) citados no documento. 

A reunião teve como objetivo avaliar a situação junto com os envolvidos, bem como construir estratégias política e jurídica de acolhimento e proteção contra os ataques sofridos. a diretoria entende que esta é uma situação é grave e requer atenção e atuação de modo a coibir atos contra a liberdade de cátedra, de pensamento e pela proteção de docentes e estudantes da Universidade de Brasília. 

A lista com 132 nomes de ativistas, estudantes, professores, parlamentares, organizações, instituições, partidos políticos contida no ofício produzido pelo deputado tem o objetivo de limitar a possível entrada destas pessoas ou organizações no país americano, por supostamente, terem apoiado publicamente o ataque do Hamas contra Israel no dia 7 de outubro.

Participaram da reunião membros da Diretoria da ADUnB-S.Sind. com a presença da  Assessoria Jurídica, além dos professores Nagib Nassar, Berenice Bento, Jacques de Novion, ex-presidente do sindicato, os estudantes Laís Vitória Cunha de Aguiar e Lucas Assis Souza, citados no ofício, e o chefe de Gabinete da Reitoria. 

Docentes e estudantes apresentaram preocupação com o documento pela possibilidade de dificultar o desenvolvimento de pesquisas e projetos, que podem ser interrompidos, em razão desta ação do parlamentar bolsonarista, ainda, a possibilidade de inviabilizar ações e parcerias com as organizações também citadas no referido ofício. 

Dentre os encaminhamentos ficou definido que o Sindicato fará uma articulação junto aos parlamentares e entrega de um requerimento ao Congresso Nacional e ao Itamaraty cobrando uma postura e avaliação de conduta para que o Governo proteja os direitos de seu povo e da sociedade. 

A Assessoria Jurídica da ADUnB-S.Sind. foi colocada à disposição para contribuir e orientar os envolvidos em todo o processo. 

Nota

Em Nota divulgada nesta segunda (23), a ADUnB-S.Sind observou que:

“Em um país com histórico de repressão, perseguição contra docentes, estudantes, sindicalistas, movimentos sociais e em tempos de democracia fragilizada, sobretudo nos últimos anos com aumento do fascismo e da violência política, é imprescindível que o campo democrático deste país se levante contra ações que tenham como pano de fundo violar o direito de cidadãs e cidadãos brasileiros a se manifestarem publicamente diante de situações como esta. Garantir o debate aprofundado, a pluralidade e a liberdade de expressão é fundamental para a garantia da democracia. Por isso, defender a vida de um povo que tem sido injustiçado e massacrado ao longo das últimas décadas não pode ser confundido com defesa de terrorismo.”
 

Leia a nota completa: Nota de repúdio ao Deputado Federal Gustavo Gayer (PL/GO) e de apoio ao povo palestino

 

Publicado em 24 de outubro de 2023

Compartilhe: