Conselho de Representantes reúne e define orientações para o trabalho da ADUnB-S.Sind.
Conselheiras e conselheiros da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind) se reuniram nesta quarta-feira (29/6), na sede do Sindicato, para definir critérios para representação da ADUnB-S.Sind. em eventos do ANDES-SN e a articulação e agenda dos Grupos de Trabalho.
A reunião foi conduzida pelos diretores da ADUnB-S.Sind, Alexandre Bernadino Costa e José Mauro e pela diretora Jodette Amorim.
No ponto de Informes, a presidenta da ADUnB-S.Sind, Eliene Novaes, destacou a definição do protocolo e diretrizes da Mesa Nacional de Negociação Permanente. “É nesta Mesa que serão negociadas questões sobre trabalho, carreira e salários no serviço público federal. A ADUnB-S.Sind é representada pelo Andes-SN dentro do Fonasefe. A primeira reunião para discussão da pauta apresentada pelo Fórum está prevista para o início de julho”, informou.
Eliene Novaes lembrou ainda que a pauta do Fonasefe abrange a recomposição das perdas salariais históricas, a equiparação dos benefícios recebidos pelo funcionalismo do Executivo com os outros poderes, no entanto, a categoria entende que é preciso construir uma pauta mobilizadora com os índices de reposição salarial. Além do “revogaço” de todas as medidas que atacam os serviços públicos, servidoras e servidores. “A reinstalação da Mesa é um avanço importante, especialmente depois da interrupção das negociações em 2016. As mesas setoriais tornam a discussão sobre a carreira e de pautas mais específicas das categorias da Educação. Mas ainda vamos precisar fortalecer a mobilização, pois a conjuntura poderá ser adversa com a aprovação do Arcabouço Fiscal”, lembrou a presidenta.
Além disso, Eliene destacou outro importante avanço de uma luta histórica da categoria, a assinatura do contrato feita pela Universidade de Brasília (UnB) com plano de saúde para atendimento a servidoras e servidores públicos. “A UnB instituir esse elemento é fundamental. Agora vamos avaliar as condições e continuar atuando junto, vigilante, mas principalmente lutando para garantir a ampliação dos direitos da categoria docente e dos técnicos da Universidade”, finalizou, informando que serão realizadas rodas de conversas para tirar dúvidas sobre o plano de saúde.
Critérios de representação
Nos pontos de pauta seguintes, o Conselho de Representantes debateu sobre a definição de critérios de representação da ADUnB-S.Sind em eventos do ANDES-SN, para além dos Congressos e CONADs. Dentre os encaminhamentos sobre a questão,aprovou-se a proposta apresentada pela diretoria, com ajustes. “Nestes critérios deixamos destacado que para Congresso e CONAD as definições são feitas pelo Estatuto do ANDES-SN”, destacou Alexandre. documento ainda será divulgado.
Grupos de trabalho
O último item da pauta tratou sobre as reuniões dos Grupos de Trabalho da ADUnB-S.Sind que já tem acontecido na sede do sindicato. “Lembramos que são nestes GTs que acontecem as discussões mais profundas sobre a categoria, em que são levantadas as demandas de cada unidade sobre cada assunto específico e assim, podemos dialogar melhor em GTs nacionais e no âmbito da Universidade. Por isso, é importante a participação de todas e todos”, destacou Eliene.
Os representantes dos Grupos de Trabalho de Ciências e Tecnologias (CT), de Saúde, de Arte e Cultura fizeram repasses sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas.
O GT CT, que se reúne novamente nesta quinta-feira (29/6), às 14h, na sede do Sindicato, está programando alguns seminários para o próximo semestre e, dentre eles, estão os temas ‘práticas educacionais: tecnologias e a prática docente’ e ‘financiamento de ciências na universidade’. Já o GT de Saúde analisará os resultados da enquete realizada pelo ANDES-SN sobre condições de trabalho e saúde docente. Além disso, pretende retomar os trabalhos já iniciados nas gestões anteriores sobre a questão do assédio. O GT de Arte e Cultura está realizando encontros semanais que acontecem toda sexta-feira, às 18h, para o Coral ADUnB-S.Sind.
Todos os Grupos de Trabalho são abertos para docentes com ou sem filiação ao sindicato. Caso tenha interesse em participar de outros Grupos entre em contato com o sindicato. Além destes, existem os grupos: Trabalho e Política de Formação Sindical e Movimento Docentes; Seguridade Social e Aposentadoria; Política de Classe para questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual; Comunicação, Cultura e Arte; Política Educacional (GTPE) e Grupo de Trabalho de Verbas; Grupo de Trabalho Carreira e Progressão (GTCP).
Uma nova mobilização dos conselheiros e conselheiras e demais docentes para os grupos de trabalho será realizada de modo a ampliar a participação da categoria nos GTs.
.
Publicado em 29 de junho de 2023