ADUnB-S.Sind participa de reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino do ANDES-SN

A presidenta da ADUnB-S.Sind Eliene Novaes e a diretora Michelli Costa participaram neste fim de semana, dias 04 e 05 de março, da reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino do ANDES-SN, realizada em Brasília.
Os desdobramentos da Campanha Salarial das Servidoras e Servidores do Executivo foram o principal ponto de pauta da atividade que reuniu mais de 30 Seções Sindicais do ANDES-SN. Durante a reunião, representantes das Seções Sindicais discutiram os encaminhamentos para a Campanha e as reivindicações salariais da categoria, que amarga mais de sete anos de congelamento e defasagem salarial.
“Nossa categoria já acumula 27% de perdas salariais, somente nos quatro anos do governo Bolsonaro e está em luta para recuperar nossos direitos”, apontou a presidenta da ADUnB-S.Sind, Eliene Novaes.
A ADUnB realizou no dia 27 de fevereiro uma primeira Assembleia Geral para discutir a primeira proposta apresentada pelo Governo Federal na primeira reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). A primeira deliberação da categoria foi de rejeitar a proposta de reajuste oferecida pelo governo. O entendimento da categoria docente da UnB é de que as entidades sindicais dos servidores e servidoras públicas devem continuar lutando em defesa dos 27% de reajuste salarial linear e emergencial para toda a categoria de servidores, inclusive assegurada a paridade para ativos e pessoas aposentadas. Todas as deliberações da Assembleia foram apresentadas na reunião do Setor das IFES.
A presidente da ADUnB, Eliene Novaes, destacou a importância deste debate, bem como o retorno das Seções Sindicais em relação à rodada de Assembleias de consulta da categoria, e, especialmente, como traçar os novos passos da luta pela reposição salarial. “Estamos participando ativamente de todo processo de construção da mobilização política e em breve com os desdobramentos vamos dialogar com a nossa categoria para fortalecer essa luta e assegurar melhores condições de trabalho e de salários para os docentes da UnB”.
A reunião do Setor das IFES do ANDES-SN apontou indicações da categoria para a pauta nacional de reivindicações salariais, entre estas destacam-se:
a) Manter a pauta de reivindicação de 27% construída de forma unitária com as demais categorias de pessoas servidoras públicas federais, representadas pelo Fonasefe e Fonacate;
b) Mobilização no dia 7 de março, com realização de atos, panfletagem e diferentes formas de mobilização (nas ruas e nas redes) em nossas universidades nos estados;
c) Realizar Assembleias nas diversas Seções Sindicais para debater a proposta que será apresentada pelo governo na mesa de negociação, prevista para 7 de março;
d) Exigir a abertura imediata das mesas setoriais, para que diversas categorias possam debater a recomposição salarial específica de cada categoria, garantido a paridade de direitos entre aposentados/as e ativos.
Ainda na reunião do Setor também foi definido o plano de lutas e agenda de mobilização da categoria.
Terceira reunião da MNNP
Está prevista para acontecer nesta terça-feira (07), a terceira reunião da MNNP, quando o Governo Federal deverá apresentar uma nova proposta No dia 07 de março, está prevista a terceira rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente, quando o governo apresentará uma nova proposta de índice de reposição para os salários dos docentes, tendo em vista que o valor de 7,8% foi rechaçado pela categoria nas assembleias realizadas pelas entidades sindicais das várias categorias de servidores públicos.
Publicado em 06 de março de 2023.
Publicado em 06 de março de 2023