ADUnB-S.Sind participa de reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino do ANDES-SN

A presidenta da ADUnB-S.Sind Eliene Novaes e a diretora Michelli Costa participaram neste fim de semana, dias 04 e 05 de março, da reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino do ANDES-SN, realizada em Brasília.

Os desdobramentos da Campanha Salarial das Servidoras e Servidores do Executivo foram o principal ponto de pauta da atividade que reuniu mais de 30 Seções Sindicais do ANDES-SN. Durante a reunião, representantes das Seções Sindicais discutiram os encaminhamentos para a Campanha e as reivindicações salariais da categoria, que amarga mais de sete  anos de congelamento e defasagem salarial.

“Nossa categoria já acumula 27% de perdas salariais, somente nos quatro anos do governo Bolsonaro e está em luta para recuperar nossos direitos”, apontou a presidenta da ADUnB-S.Sind, Eliene Novaes.

A ADUnB realizou no dia 27 de fevereiro uma primeira Assembleia Geral para discutir a primeira proposta apresentada pelo Governo Federal na primeira reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). A primeira deliberação da categoria foi de rejeitar a proposta de reajuste oferecida pelo governo. O entendimento da categoria docente da UnB é de que as entidades sindicais dos servidores e servidoras públicas devem continuar lutando em defesa dos 27% de reajuste salarial linear e emergencial para toda a categoria de servidores, inclusive assegurada a paridade para ativos e pessoas aposentadas. Todas as deliberações da Assembleia foram apresentadas na reunião do Setor das IFES.

>> Em Assembleia da ADUnB-S.Sind docentes rejeitam proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo << 

A presidente da ADUnB, Eliene Novaes, destacou a importância deste debate, bem como o retorno das Seções Sindicais em relação à rodada de Assembleias de consulta da categoria, e, especialmente, como traçar os novos passos da luta pela reposição salarial. “Estamos participando ativamente de todo processo de construção da mobilização política e em breve com os desdobramentos vamos dialogar com a nossa categoria para fortalecer essa luta e assegurar  melhores condições de trabalho e de salários para os docentes da UnB”.

A reunião do Setor das IFES do ANDES-SN apontou indicações da categoria para a pauta nacional de reivindicações salariais, entre estas destacam-se:

a) Manter a pauta de reivindicação de 27% construída de forma unitária com as demais categorias de pessoas servidoras públicas federais, representadas pelo Fonasefe e Fonacate;

b) Mobilização no dia 7 de março, com realização de atos, panfletagem e diferentes formas de mobilização (nas ruas e nas redes) em nossas universidades nos estados;

c) Realizar Assembleias nas diversas Seções Sindicais para debater a proposta que será apresentada pelo governo na mesa de negociação, prevista para 7 de março;

d) Exigir a abertura imediata das mesas setoriais, para que diversas categorias possam debater a recomposição salarial específica de cada categoria, garantido a paridade de direitos entre aposentados/as e ativos.

Ainda na reunião do Setor também foi definido o plano de lutas e agenda de mobilização da categoria. 

Terceira reunião da MNNP

Está prevista para acontecer nesta terça-feira (07), a terceira reunião da MNNP, quando o Governo Federal deverá apresentar uma nova proposta No dia 07 de março, está prevista a terceira rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente, quando o governo apresentará uma nova proposta de índice de reposição para os salários dos docentes, tendo em vista que o valor de 7,8% foi rechaçado pela categoria nas assembleias realizadas pelas entidades sindicais das várias categorias de servidores públicos.

Publicado em 06 de março de 2023.

 

Publicado em 06 de março de 2023

Compartilhe: