ADUnB-S. Sind. promove debate sobre Ensino a distância na UnB nesta terça (31)

A ADUnB-S.Sind realiza nesta terça-feira (31), às 17 horas, uma roda de conversa sobre a proposta da Universidade de Brasília para a oferta de componentes curriculares na modalidade a distância em cursos de graduação presencial.
A atividade será realizada no auditório da ADUnB-S. Sind. e contará com a presença do professor Diêgo Madureira de Oliveira, decano de Ensino de Graduação da UnB, Núbia Cardoso, professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal, e Anderson Luís Nunes da Mata, professor do Instituto de Letras da UnB. A roda de conversa será mediada pela professora e diretora da ADUnB-S.Sind, Michelli Costa.
A ampliação do debate sobre o tema é uma das demandas apresentadas pela categoria diante da possibilidade de regulamentação do Ensino a Distância nos cursos de graduação da UnB e foi uma deliberação encaminhada na Assembleia Geral Extraordinária do sindicato, realizada em 21 de dezembro de 2022. Na Assembleia, a categoria se posicionou pela rejeição da Minuta de Resolução e pela abertura de espaços de diálogos democráticos que envolvam o corpo docente, discente e técnico da UnB.
O Decanato de Ensino de Graduação apresentou à Câmara de Ensino de Graduação, a minuta de resolução que regulamenta a Portaria n. 2.117, de 6 de dezembro de 2019, que por sua vez, substituiu uma série de outras regulamentações sobre o Ensino à Distância (EaD) em cursos presenciais.
O texto da Portaria amplia a possibilidade de ensino à distância nas universidades, passando de 20% da integralidade dos cursos para 40%.
“O que essa política defende é uma transformação completa no modelo de universidade. No momento em que estamos lutando para assegurar o retorno presencial, trazer os/as estudantes de volta para a universidade, e ainda buscando potencializar as vivências acadêmicas, humanas e políticas no espaço da universidade, a proposta se aprovada permitirá retirar até 40% da presença de estudantes nos nossos campi. Teríamos uma universidade esvaziada, na qual uma parte considerável dos/as estudantes viria apenas para uma avaliação semestral”, aponta trecho da Nota da Assembleia Geral Extraordinária da ADUnB - Seção Sindical sobre a minuta de resolução em discussão na CEG, que regulamenta a oferta em EaD nos cursos presenciais da UnB. A Nota é também um dos encaminhamentos da Assembleia Geral de 21 de dezembro e foi divulgada no dia 10 de janeiro.
De acordo com a Nota da categoria, a “proposta de minuta traria novas desigualdades para o quadro discente, que, a longo prazo, dificilmente poderiam ser mitigadas com as estratégias utilizadas durante o período de ensino remoto emergencial”. A Nota completa com o posicionamento da categoria está disponível aqui.
Roda de conversa sobre a proposta da Universidade de Brasília para a oferta de componentes curriculares na modalidade a distância em cursos de graduação presencial
31 de janeiro
Horário: 17h às 19h
Local: Auditório da ADUnB
.
Publicado em 27 de janeiro de 2023