Diálogos ADUnB: “Precisamos de uma educação absurdamente freiriana”

As relações do Ministério da Educação com as fundações privadas já neste início de mandato foram o tema da edição do programa Diálogos ADUnB, que foi ao ar na noite desta segunda-feira (23).

Pela primeira vez transmitido em estúdio da TV Comunitária de Brasília, o vice-presidente da ADUnB-S.Sind, Nelson Inocêncio, recebeu a secretária de Finanças da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Rosilene Corrêa.

“Nós como todo mundo que tem responsabilidade com a Educação Pública no país temos uma expectativa muito grande. A Educação foi muito atacada neste último governo com cortes no orçamento, e não só uma questão orçamentária, mas também de proposta de currículo, de tentativas de mudanças duras, de mudança na prática pedagógica. Nossa expectativa é de um novo Brasil, é de reconstruir esse Brasil entendendo que a educação tem papel fundamental estratégico para essa reconstrução, uma reconstrução a curto, médio e longo prazo. Um Brasil que nós queremos passa necessariamente por mudanças na Educação”, iniciou Rosilene Corrêa, que foi também candidata ao Senado nas Eleições de 2022.

Rosilene Corrêa comentou sobre a composição do MEC e a preocupação com a aproximação das fundações privadas. “Ainda na transição percebemos essa aproximação muito forte de empresas e isso nos preocupa”, porque segundo ela, é um “modelo de educação que combatemos historicamente”.

>> MEC se aproxima de fundações privadas e acende alerta contra modelo de gestão empresarial na Educação <<

Para a dirigente sindical é importante que o MEC proponha projetos que dialoguem com a categoria, com professoras e professores não apenas na Educação Básica, mas também nas universidades. “Esses atores que sustentaram e que continuam insistindo em sustentar o Bolsonaro e sua política, ou seja esse fascismo, está aí, essas pessoas estão aí e na nossa categoria, na educação, tem muita gente que lamentavelmente tem essa posição política, esses profissionais estarão lá na ponta. Como vamos lidar com isso? Então, se você vem com uma lógica educacional, uma proposta educacional que não vá fazer confronto a tudo isso é muito complicado. Uma lógica de educação que evidencia a meritocracia é muito preocupante. Precisamos de uma educação absurdamente freiriana para combater esse modelo de sociedade”, enfatizou.

O programa Diálogos ADUnB está disponível completo no canal da ADUnB-S.Sind no youtube.

Publicado em 24 de janeiro de 2023

Compartilhe: