Comunidade da UnB se mobiliza para defender a democracia e a educação pública

Cerca de 120 pessoas participaram, nesta segunda-feira (5), de uma reunião emergencial convocada pela Associação dos Docentes da Universidade de Brasília – Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind) para discutir a construção de ações unificadas em defesa da educação pública e da democracia. Docentes, estudantes e técnicos administrativos debateram iniciativas para as campanhas das candidaturas que enfrentam a extrema direita no segundo turno das eleições. Ao final, foram aprovadas diretrizes de organização e mobilização para orientar a agenda de atividades dos próximos dias. 

Os participantes avaliaram os resultados do primeiro turno como preocupantes, diante da eleição massiva de candidatos da extrema direita e da acirrada disputa presidencial. Nesse cenário, a defesa da democracia, da soberania nacional, da ciência e da educação pública foi apontada como pauta central de luta e mobilização. 

No Distrito Federal, a avaliação é de que existe uma importante janela de oportunidade para a disputa do projeto político para a capital federal. Nesse sentido, é necessário superar um modelo que aprofunda as desigualdades sociais e ataca direitos.

Para organizar as ações, foram criados quatro grupos de trabalho (GTs): Organização, Comunicação, Territórios e Cultura. Diversas propostas de mobilização foram apresentadas durante a reunião e serão encaminhadas pelos GTs. Quem quiser contribuir poderá integrar os GTs de acordo com sua identificação e disponibilidade, por meio do grupo criado no WhatsApp.

Participe e contribua para a construção das atividades

A próxima reunião presencial será realizada na terça-feira (13), às 14h, na sede da ADUnB. Antes disso, na quarta-feira (7), docentes da UnB realizarão assembleia e paralisação, que terão entre os pontos de discussão o apoio às candidaturas que enfrentam a extrema direita no segundo turno. Na quinta-feira (8), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) também realizará assembleia para debater o tema.

 

Publicado em 06 de outubro de 2026

Compartilhe: