Nota de Repúdio aos ataques da extrema direita à UnB

Foto: Secom UnB
Foto: Secom UnB

A Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília – Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind) manifesta seu repúdio a mais um ataque promovido por grupos da extrema direita no interior da UnB.

Há anos, as universidades públicas brasileiras vêm sendo alvo de setores extremistas que buscam desqualificar o ensino superior público, gratuito, democrático e comprometido com a justiça social. Esses ataques se expressam por meio da difamação, da intimidação, de vandalismos e da tentativa de silenciamento de estudantes, docentes e técnico-administrativos, atentando diretamente contra a liberdade de cátedra, a autonomia universitária e a democracia.

Neste mês, o Centro Acadêmico de Biologia da Universidade de Brasília (CABIO) foi invadido por pessoas, conhecidas por ações reiteradas de perseguição política, disseminação de discurso de ódio e ataques às instituições públicas de ensino superior. Sob o pretexto de realizar uma suposta “limpeza das universidades”, foram realizadas gravações de imagens e vídeos sem autorização das pessoas presentes no local, configurando violação dos direitos individuais e do direito à imagem. 

A ADUnB-S.Sind reafirma que a UnB é um espaço de pluralidade, livre organização estudantil e produção crítica do conhecimento. Não aceitaremos intimidações, invasões ou qualquer tentativa de cerceamento das liberdades democráticas no interior da universidade.

Reiteramos nossa solidariedade ao Centro Acadêmico de Biologia e a todas as pessoas afetadas por esse episódio.

 

Publicado em 19 de janeiro de 2026

Compartilhe: