Diretoria da ADUnB propõe TRs ao 44º Congresso do ANDES-SN
Em preparação para o 44º Congresso do ANDES-SN, a diretoria da ADUnB encaminhou um texto de apoio sobre a conjuntura e propôs duas resoluções para incorporação ao caderno de textos do evento. O Congresso é a principal instância deliberativa do Sindicato Nacional, responsável por aprovar o Plano Geral de Lutas e os planos dos Setores, que orientarão a atuação da entidade em 2026.
O evento será realizado de 2 a 6 de março, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, com o tema: “Na capital da resistência, das revoltas dos Búzios e dos Malês: ANDES-SN nas lutas e nas ruas, pela democracia e educação pública, contra as opressões e a extrema direita!”.
Texto de Apoio - Conjuntura
O texto de apoio analisa a atual crise civilizatória, enfatiza ainda as ameaças à democracia e à soberania política. Apresenta também dados sobre a realidade educacional brasileira, da Educação básica a superior pública.
Nesse sentido, o texto defende que o ANDES-SN participe do Fórum Nacional de Educação (FNE) e amplie sua atuação, a partir da articulação com movimentos sociais para a intervir em políticas no âmbito dos Três Poderes.
TR - Pela filiação do ANDES-SN ao DIAP
Propõe a filiação do ANDES-SN ao Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), entidade que atua no monitoramento e na incidência sobre as decisões do Congresso Nacional em temas de interesse dos trabalhadores. O objetivo é qualificar as intervenções do Sindicato Nacional, especialmente no enfrentamento à Reforma Administrativa, além de ampliar a atuação do movimento docente no Congresso Nacional.
TR - Por uma paralisação nacional de apoio à Palestina
A resolução propõe a construção de uma paralisação nacional em defesa da Palestina e contra o genocídio em curso, com indicativo de realização no primeiro semestre de 2026. A iniciativa foi aprovada por unanimidade na assembleia dos docentes da UnB, realizada em 20 de outubro de 2025.
Publicado em 13 de janeiro de 2026