ADUnB intensifica diálogo com a Reitoria da UnB para pagamento retroativo de direitos trabalhistas

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB
Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Diante da apresentação de demandas da categoria para pagamento retroativo de direitos trabalhistas ao final do ano passado, a diretoria da ADUnB intensificou o diálogo com a Reitoria da UnB para buscar informações e encaminhamentos sobre a situação.

No dia 3 de dezembro de 2025, a ADUnB encaminhou um ofício à Reitoria solicitando informações sobre a previsão da efetivação do pagamento de valores retroativos. Entre as preocupações apresentadas à Administração, destacou-se a possibilidade de esses processos serem incluídos nos chamados “restos a pagar”, o que implicaria a transferência da responsabilidade para órgãos do governo federal externos à universidade.

Em resposta, por meio do ofício nº 0980/2025, datado de 26 de dezembro de 2025, a reitora Rozana Naves informou que os atrasos decorreram de alteração da legislação vigente e da paralisação de parte das atividades dos setores administrativos da UnB durante o ano. Segundo o documento, a mudança normativa “impôs novas dinâmicas aos fluxos de trabalho, dada a necessidade de compatibilizar os normativos que historicamente orientaram as avaliações internas com o novo entendimento firmado pelos órgãos competentes”.

Ainda de acordo com o ofício, o Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) tem dado encaminhamentos necessários à tramitação das progressões múltiplas. No entanto, em razão da complexidade dos processos, tanto na elaboração dos atos decisórios quanto na implementação no SIAPE, as demandas ainda não foram concluídas. A Reitoria também justificou os atrasos em função das obrigações inadiáveis relacionadas à folha de pagamento dos servidores no final de 2025.

Como medida para a conclusão da tramitação e a efetivação dos pagamentos, foi informada a criação de ação conjunta envolvendo o DGP e o Decanato de Administração (DAF), com previsão de finalização no primeiro semestre de 2026.

A diretoria da ADUnB se reuniu com a Reitoria no dia 19 de dezembro de 2025, ocasião em que a universidade informou que somente valores atrasados superiores a R$ 5 mil, não pagos no ano corrente, são encaminhados para os “restos a pagar”.

 

Publicado em 06 de janeiro de 2026

Compartilhe: