Nota de Pesar - Victor Leonardi
Manifestamos profundo pesar pelo falecimento do professor Victor Paes de Barros Leonardi, ocorrido no dia 6 de dezembro de 2025. Graduou-se em Direito (1966) e realizou pós-graduação em Sociologia e em História pela Universidade de Paris (1968–1973).
Ingressou no corpo docente do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB) em 1974, onde construiu uma trajetória acadêmica marcada pela dedicação ao ensino, à pesquisa e ao pensamento crítico. Foi perseguido pela ditadura por suas atividades a favor da liberdade e dos direitos humanos, comprometendo-se ao longo de sua trajetória com a democracia e com a defesa dos direitos fundamentais. Atuou também em outras universidades, tendo sido professor-visitante na Unicamp (1976–1977), na Universidade Federal da Paraíba (1980–1981), na Universidade do Amazonas (1996) e na University of California, Berkeley (2001). Aposentou-se pela UnB em 1997.
Foi membro do conselho editorial da revista Humanidades, da UnB, e criou o curso de História das Religiões no Departamento de História. A partir de 1987, passou a integrar o Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), no qual desenvolveu diversos projetos vinculados ao Núcleo de Estudos Amazônicos. Autor de 14 livros, colaborou com a revista IstoÉ e com o jornal O Estado de S. Paulo, atuou como pesquisador para a Organização das Nações Unidas (ONU) e escreveu roteiros para cinema e documentários — entre eles Atlântico Negro, exibido no Festival de Cannes em 1999.
O Núcleo de Estudos Amazônicos (NEAz) realizou uma homenagem ao professor Victor Leonardi no dia 7 de dezembro, na Praça Chico Mendes, na Universidade de Brasília, que contou com a presença do filho do docente .
A ADUnB-S.Sind manifesta solidariedade aos familiares, amigos, colegas e ex-alunos neste momento de despedida.
Publicado em 08 de dezembro de 2025