Nota de Solidariedade à Jaqueline Muniz, professora da Universidade Federal do Fluminense

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília – Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind) manifesta sua solidariedade à professora Jaqueline Muniz, do Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF), que vem sendo alvo de ataques e ameaças nas redes sociais após se posicionar publicamente contra os massacres ocorridos nas recentes operações policiais no Rio de Janeiro.

A tentativa de silenciar uma pesquisadora por meio da intimidação e da violência revela a escalada autoritária e o clima de intolerância que têm marcado o debate público no país. O ataque à professora Jaqueline é também um ataque à liberdade de expressão, de cátedra, e à autonomia universitária, pilares fundamentais da democracia e da vida acadêmica.

As análises da docente, baseadas em evidências e na experiência acumulada em pesquisas sobre segurança pública, têm contribuído há décadas para o entendimento crítico das políticas de enfrentamento à violência no Brasil. Transformar esse debate técnico em alvo de perseguição pessoal é inaceitável e evidencia a tentativa de desqualificar o conhecimento científico em favor de discursos de ódio e desinformação.

A ADUnB-S.Sind repudia veementemente toda forma de ameaça, assédio ou incitação à violência contra pesquisadoras, professores e cidadãs que se dedicam à reflexão crítica sobre o país. Defender o direito de pensar, ensinar e se manifestar é defender a própria universidade pública e o Estado Democrático de Direito.

Reafirmamos, assim, nosso compromisso com a liberdade acadêmica e com a defesa da vida, e nos somamos às manifestações de solidariedade à professora Jaqueline Muniz, exigindo das autoridades competentes a identificação e responsabilização dos autores das ameaças e de todos aqueles que as fomentaram.

 

Publicado em 05 de novembro de 2025

Compartilhe: