Na assembleia convocada para o dia 4 de novembro será discutida proposta de reajuste nos benefícios

O governo federal apresentou, no dia 22 de outubro, proposta de reajuste para o auxílio-alimentação, o auxílio pré-escolar e a assistência à saúde complementar. A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília – Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind) realizará uma assembleia geral no dia 4 de novembro, às 16h, na Sala de Reuniões da sede do sindicato para debater a proposta

Entenda a proposta

Durante a 12ª reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), realizada em 22 de outubro, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) propôs um reajuste de 17,5% no valor atual do auxílio-alimentação. Caso a proposta seja aprovada, o benefício passará dos atuais R$ 1.000 para R$ 1.175 a partir de dezembro de 2025.

Em abril de 2026, o auxílio-alimentação receberá um novo reajuste, correspondente à variação acumulada do IPCA no período. O mesmo índice será aplicado, na mesma data, ao auxílio pré-escolar e à assistência à saúde complementar. As medidas, no entanto, dependem da aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2026 (PLOA 2026).

Trata-se de proposta final que tem como prazo 5 de novembro para o envio das respostas das entidades. Caso a maioria dos membros da MNNP aprove o texto, o acordo será assinado em 6 de novembro.

O ANDES-SN orientou que as seções sindicais realizem assembleias para avaliação da proposta. No caso da UnB, a discussão ocorrerá no dia 4 de novembro, com primeira convocação às 16h e segunda convocação às 16h30, na Sala de Reuniões da sede da ADUnB-S.Sind.

 
 

Publicado em 31 de outubro de 2025

Compartilhe: