Participe do seminário promovido pela ADUnB no dia 7 de novembro sobre “Reforma Administrativa e Sistema Previdenciário: impactos e perspectivas”

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) realizará, no dia 7 de novembro de 2025, o seminário “Reforma Administrativa e Sistema Previdenciário: impactos e perspectivas”, com o objetivo de debater as propostas em tramitação no Congresso e seus efeitos sobre o serviço público, as universidades federais, os trabalhadores do Estado e a seguridade social. O encontro terá início às 9h na Sala de Reuniões da ADUnB - Casa do Professor, Campus Darcy Ribeiro (Asa Norte, Brasília-DF). A participação é gratuita e aberta à comunidade universitária.

A proposta de reforma administrativa em debate no país pode provocar mudanças profundas na estrutura do Estado e nas carreiras do serviço público. Especialistas e entidades alertam que medidas como a criação de carreiras transversais, o aumento das contratações temporárias e a vinculação de progressões a avaliações de desempenho podem fragilizar direitos históricos, como a estabilidade e a autonomia das universidades públicas.

No campo da previdência, segue a preocupação com iniciativas que buscam reduzir gastos e ampliar a privatização do sistema, por meio de regras mais rígidas de aposentadoria e da valorização de modelos de capitalização.

O seminário visa avaliar não apenas impactos salariais e trabalhistas, mas também os efeitos sobre o direito à educação pública, a qualidade do trabalho acadêmico e a própria capacidade do Estado de prestar serviços essenciais à população.

Programação:

9h — Abertura

10h — Mesa 1: Reforma Administrativa

Convidados:

Neuriberg Dias (DIAP): formado em Administração, é consultor e analista político. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) e é sócio-diretor da Contatos Assessoria Política. Coordena o acompanhamento legislativo, a análise de cenários políticos e a elaboração de estudos sobre o Congresso Nacional.

Larissa Rodrigues (Assessoria Jurídica — ADUnB): Advogada trabalhista e Assessora Jurídica de sindicatos, sócia do escritório Rodrigues Pinheiro. Mestre em Direito do Trabalho pela Universidade de Coimbra (Portugal), pós-graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário pelo UniCEUB. Conselheira da OAB/DF, integrante da Comissão de Direito do Trabalho. Autora do livro “A representatividade na unicidade e no pluralismo sindical”.

14h — Mesa 2: Ataques à Previdência

Convidados:

Adriana Marcolino (Dieese): Diretora técnica do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e doutoranda no programa de pós-graduação em Sociologia da USP. É conselheira do CDESS (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República). Tem experiência nas áreas de sociologia e ciência política, com ênfase nas temáticas relacionadas ao mundo do trabalho, movimentos sociais e sindical.

Leandro Madureira (Assessoria Jurídica — ADUnB): Advogado, sócio do escritório Mauro Menezes & Advogados. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e Especialista em Direito Previdenciário pela UniDERP/LFG/IDP. Atua como membro da Assessoria Jurídica da ADUnB e do ANDES – Sindicato Nacional.

16h — Plenária de encerramento

Convite à participação

A ADUnB convida docentes, técnicos, discentes e a comunidade em geral a participar do seminário para contribuir com o debate coletivo sobre temas centrais ao futuro do serviço público e da previdência social. O evento é gratuito e não exige inscrição prévia.

 

Publicado em 22 de outubro de 2025

Compartilhe: