“Guia prático sobre gravações indevidas e ataques contra a atividade docente” é lançado pela ADUnB

Nesta sexta-feira (29), a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília – Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind) lançou o “Guia prático sobre gravações indevidas e ataques contra a atividade docente”. Mais do que um manual, o guia funciona como uma bússola para professoras e professores: reúne orientações preventivas e emergenciais, responde a perguntas frequentes, detalha a atuação do sindicato e apresenta o respaldo jurídico e normativo que salvaguarda a categoria. Também pretende fornecer elementos para inibir ataques de grupos de extrema direita à atividade docente.

Numa conjuntura de ameaças à democracia e à soberania, marcada pela desinformação em massa, a extrema direita avança contra a ciência e a universidade pública. O fenômeno das gravações indevidas de aulas nas universidades é parte desse complexo cenário, com docentes expostos, tendo seus direitos violados, além de terem saúde, segurança e vida privada comprometidas. 

O guia oferece estratégias de proteção em situações de ataques ou ofensas que comprometam o exercício profissional e a liberdade de cátedra. O conteúdo aborda ainda os direitos autorais, de imagem, de honra e o da inviolabilidade da vida privada.

Na publicação, professoras e professores encontrarão modelos de textos para autorizar ou negar gravações de aula, orientações sobre quando registrar Boletim de Ocorrência, explicações sobre direitos autorais e de imagem, além de tutorial sobre como solicitar a remoção de aulas gravadas sem autorização no YouTube, dentre outras informações.

“Esperamos que o guia prático seja um instrumento de defesa de professores e professoras. Buscamos reunir e organizar as principais informações sobre o tema de forma didática. Sabemos da gravidade das implicações das gravações indevidas para a categoria, e por isso nos empenhamos na produção deste material, que deverá contribuir para o enfrentamento das ações de membros da extrema direita contra professores, em caráter emergencial. Cabe destacar que a Assessoria Jurídica do sindicato está disponível para orientar a categoria”, destacou Maria Lídia Bueno Fernandes, presidenta da ADUnB-S.Sind.

Acesse o “Guia prático sobre gravações indevidas e ataques contra a atividade docente” na íntegra.

 

Publicado em 29 de agosto de 2025

Compartilhe: