ADUnB inicia ações da Semana Nacional de Mobilização da Educação pelo Plebiscito Popular

A comunidade acadêmica da Universidade de Brasília (UnB) poderá participar do Plebiscito Popular “Por um país mais justo” até o dia 7 de setembro. A votação será realizada em diferentes formatos: por meio de urnas volantes instaladas nos campi Darcy Ribeiro, Planaltina, Ceilândia e Gama, entre os dias 25 a 29 de agosto e 1 a 5 de setembro; na sede da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB – Seção Sindical do ANDES-SN); e também de forma on-line.
A ADUnB-S.Sind marcou o início da Semana Nacional de Mobilização da Educação pelo Plebiscito Popular, nesta sexta-feira (22), com a realização de uma formação com 15 monitores, estudantes da universidade, que atuarão em cinco urnas. A ação foi inspirada na metodologia do Círculo de Cultura, de Paulo Freire, valorizando a troca de experiências, a horizontalidade e a construção coletiva do conhecimento, para que a mobilização da comunidade acadêmica da UnB resulte em uma expressiva participação no Plebiscito.
Locais e horários
Campus Darcy Ribeiro (ICC Sul e ICC Norte): 8h às 21h
Campus Planaltina (FUP): 8h às 21h
Campus Ceilândia (FCTS): 8h às 18h
Campus Gama (FCTE): 8h às 18h
“Além de votar, convidamos toda a comunidade acadêmica da UnB a dialogar com as monitoras e os monitores da ADUnB que estarão nas urnas. Acreditamos que a participação no Plebiscito Popular é imprescindível nessa conjuntura de disputa de projeto político de país”, ressaltou Maria Lídia Bueno Fernandes, presidenta da ADUnB-S.Sind.
Semana Nacional de Mobilização da Educação pelo Plebiscito Popular
A programação também prevê a realização virtual da Plenária Nacional de Mobilização na terça-feira (26), às 18h, com link de participação disponível nas redes sociais do Plebiscito Popular.
Já na quarta-feira (27), acontece o Dia Nacional de Mobilização da Educação pelo Plebiscito Popular. O ANDES-SN promoverá o lançamento do curta-metragem “Vida além do trabalho: por um Brasil mais justo”, às 10h, em Brasília, no Armazém do Campo (Setor Comercial Sul, Quadra 1, Bloco K – Edifício Denasa).
Publicado em 22 de agosto de 2025