Nota de Solidariedade à Prof. Dra. Maria Inês da Silva Barbosa

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Nós, do GT Saúde e Trabalho e da Diretoria da ADUnB, vimos por meio desta expressar nossa solidariedade à Profa. Dra. Maria Inês da Silva Barbosa, docente da UFMT, que foi interrompida e desrespeitada pelo prefeito de Cuiabá, Abílio Brunine (PL), durante a mesa de abertura da 15ª Conferência Municipal de Saúde do município, na última quarta-feira, 30 de julho. 

Profa. Maria Inês da Silva Barbosa é uma mulher negra, docente, pesquisadora e intelectual de renome na Saúde Coletiva, sobretudo na compreensão dos impactos do racismo na saúde da população negra. Mesmo assim, ela foi interrompida e ameaçada de expulsão pelo prefeito, após afirmar que o SUS é de todas as pessoas (todas, todos e todes), fundamentada nos princípios da universalidade e da equidade do próprio SUS.

Nesse sentido, a ação do prefeito foi violenta em múltiplas facetas: machista, racista e LGBTfóbica. Além disso, expressa o projeto da extrema direita no país.

Salientamos,  assim, a nossa solidariedade à Profa. Dra. Maria Inês da Silva Barbosa, que mesmo intimidada, demonstrou altivez, se retirando da mesa. Por fim, manifestamos também o nosso mais profundo repúdio ao prefeito Abílio Brunine, sua conduta e o que ela representa.

 

Publicado em 01 de agosto de 2025

Compartilhe: