Nota de Pesar - Estudantes rumo ao 60º Congresso da UNE
A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília – Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind) manifesta profundo pesar diante do trágico acidente ocorrido nesta quarta-feira (16), na BR-153, em Porangatu (GO). A fatalidade vitimou estudantes e um servidor da Universidade Federal do Pará (UFPA), além de um motorista de carreta. O grupo estava a caminho de Goiânia, local do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), uma das mais importantes instâncias de organização da juventude e de defesa da educação pública no país.
Foram confirmadas cinco mortes: Welfesom Campos Alves e Leandro Souza Dias, militantes da União da Juventude Rebelião (UJR) e do partido Unidade Popular (UP); Ana Letícia Araújo Cordeiro, estudante da UFPA; Ademilsom Militão, motorista e servidor da UFPA; e o motorista da carreta envolvida no acidente, que não teve nome divulgado.
A tragédia interrompeu de forma brutal a vida de jovens engajados com a transformação social e de um funcionário público a serviço da educação. O caminho que trilhavam rumo ao Congresso da UNE era a expressão do compromisso com a construção de um Brasil mais justo e democrático.
A ADUnB-S.Sind se solidariza com as famílias dos estudantes e dos motoristas, amigos, militantes e toda a comunidade acadêmica da UFPA. Que suas memórias sigam vivas nas lutas coletivas da classe trabalhadora.
Diretoria da ADUnB-S.Sind
Publicado em 16 de julho de 2025