Nota de Repúdio: contra a continuidade dos ataques de Israel ao povo palestino!

A Diretoria Executiva da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília – Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB – S.Sind) vem a público manifestar seu repúdio à continuidade e intensificação dos ataques de Israel, que promovem o genocídio do povo palestino.
No último mês, o mundo presenciou, atônito, o aumento das hostilidades na Cisjordânia, estimuladas pelo Estado de Israel. Reiteramos também o repúdio não apenas aos ataques contra a população civil, mas também à comunidade científica no Irã, com o assassinato de cientistas e ataques a universidades.
A partir de seu compromisso com os direitos humanos, a democracia e a paz, a ADUnB tem mobilizado seus sindicalizados e a comunidade acadêmica em defesa da Palestina. Em maio, dentro da programação que celebrou os 47 anos do sindicato, foi realizada a exibição gratuita do premiado filme palestino No Other Land (Sem Chão), seguida de um amplo debate sobre o tema, com a participação de professores e representantes da comunidade palestina radicada no Brasil.
Além disso, a ADUnB manifestou seu apoio irrestrito, por meio de nota pública, à tripulação do barco Madleen, da Coalizão Flotilha da Liberdade, interceptado pelo exército israelense.
Nós, da Diretoria da ADUnB, reafirmamos nossa solidariedade ao povo palestino e à comunidade científica iraniana.
Pelo rompimento das relações do governo brasileiro com Israel!
Publicado em 15 de julho de 2025