ADUnB reforça mobilização contra a Reforma Administrativa em seminário na Câmara dos Deputados

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília – Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB – S.Sind) esteve presente no seminário “A Reforma Administrativa” realizado na terça-feira (8), na Câmara dos Deputados. A atividade foi promovida pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público.
O evento reuniu parlamentares, especialistas e sindicatos para debater os impactos da Reforma Administrativa para o serviço público e para a sociedade. As discussões concentraram-se nas diretrizes para a transformação do Estado, com foco nas ameaças e consequências da Reforma, assim como nas perspectivas e estratégias de enfrentamento no Congresso Nacional.
A Reforma Administrativa foi considerada um grave ataque ao projeto de desenvolvimento do país e um retrocesso civilizatório. Ao afetar a entrega de serviços públicos de qualidade, o projeto coloca em risco direitos assegurados pela Constituição Federal e amplia as desigualdades socioterritoriais.
Outro ponto de destacado foi o caráter privatista do projeto, além dos severos riscos à estabilidade do funcionalismo público. A avaliação das entidades presentes é que a defesa de um Estado forte brasileiro é estratégica para a garantia da democracia e combate às desigualdades.
Tramitação no Congresso
O projeto está sendo debatido por um Grupo de Trabalho (GT) da Câmara dos Deputados, a partir da iniciativa do deputado federal Zé Trovão (PL-SC). O texto pode seguir para votação antes do recesso parlamentar.
Em nota pública, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público critica a condução centralizada do debate do GT, sem participação da sociedade civil, servidores e especialistas. Denuncia ainda a falta de representatividade no GT e a ausência de mecanismos de escuta popular, afirmando que a proposta ameaça direitos históricos dos servidores e enfraquece a proteção social da população.
Encaminhamentos e mobilização
Será realizada uma reunião virtual para o debate do relatório preliminar da Reforma Administrativa, prevista para o dia 14 de julho. O objetivo é preparar a base sindical e a sociedade civil para enfrentar os pontos centrais da proposta.
Uma agenda de mobilização nacional será iniciada dentro e fora do Congresso, com o intuito impedir a votação do projeto antes do recesso parlamentar, que acontece em julho.
A ADUnB-S.Sind reforça seu compromisso com a defesa do serviço público, da democracia e dos direitos dos trabalhadores e seguirá mobilizada para enfrentar os retrocessos propostos pela Reforma Administrativa.
Publicado em 09 de julho de 2025