Técnicos administrativos da UnB em greve participam de audiência na Câmara dos Deputados

A situação dos técnicos administrativos da Universidade de Brasília (UnB) foi tema de audiência pública promovida pela Comissão de Administração e Serviço Público, da Câmara dos Deputados, realizada na quarta-feira (11). A iniciativa foi resultado da articulação entre o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) e o deputado Prof. Reginaldo Veras (PV-DF), integrando a agenda da greve da categoria, iniciada há mais de 70 dias.
Durante a audiência, a representante do Comando de Greve do Sintfub, Carla Vizzoto, destacou a importância dos técnicos administrativos para o funcionamento da UnB. A atuação da categoria abrange áreas essenciais como política de assistência estudantil, gestão de bibliotecas, restaurantes e laboratórios, coordenação de projetos de pesquisa e extensão, além de processos de matrícula, licitações e outras atividades fundamentais da instituição. Também foram apresentados dados que evidenciam os baixos salários da categoria e o crescente endividamento, especialmente entre os aposentados.
Maurício Sabino, coordenador do Sintfub, defendeu o reconhecimento da Unidade de Referência Padrão (URP) como um direito dos técnicos administrativos. Avaliou a audiência como uma oportunidade relevante para fortalecer o diálogo e ressaltou a valorização dos servidores públicos das universidades como um passo estratégico para o desenvolvimento do país.
A reitora da UnB, Rozana Naves, reiterou o compromisso da instituição em buscar canais de diálogo com o governo, o judiciário e os órgãos de controle, especialmente no que diz respeito à URP.
A audiência foi marcada pela expressiva participação dos servidores técnico-administrativos da UnB, que lotaram o plenário e contribuíram ativamente com o debate por meio de intervenções. A deputada federal Érika Kokay (PT-DF) e a ex-reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura também manifestaram apoio à luta da categoria.
Confira o que aconteceu.
Publicado em 12 de junho de 2025