Contra o cerco em Gaza e pela vida!

Em mais uma ação ilegal e violenta, o Estado de Israel interceptou o barco “Madleen”, da Coalizão Flotilha da Liberdade, em águas internacionais na madrugada de domingo (8). A embarcação levava ajuda humanitária à população palestina da Faixa de Gaza, que segue impedida de acessar recursos básicos para a sobrevivência devido ao bloqueio genocida imposto pelo governo Netanyahu.
Entre os 12 tripulantes arbitrariamente detidos estavam o ativista brasileiro Thiago Ávila, a ativista climática Greta Thunberg, o ator irlandês Liam Cunningham e a deputada franco-palestina Rima Hassan, integrante do Parlamento Europeu. Todos foram presos, estão em processo de deportação em curso ou já foram deportados. Quem se recusar a assinar os documentos de deportação será levado a julgamento nos próximos dias.
Genocídio em curso
De acordo com relatório da Anistia Internacional, até janeiro de 2024, 62% de todas as residências em Gaza já tinham sido danificadas ou destruídas. Em julho do mesmo ano, a estimativa é que havia um prédio avariado ou inutilizado a cada 17, enquanto 85% das escolas tinham sofrido dano.
Além dos graves problemas estruturais, a população palestina enfrenta a fome. Desde março de 2025, Israel impede a ajuda humanitária, interrompendo o acesso aos alimentos, água e remédios. Deixando evidente o propósito de exterminar o povo palestino.
A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília – Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind) manifesta seu mais profundo repúdio a essa grave violação do direito internacional, que representa mais um passo na escalada repressiva contra iniciativas de solidariedade internacional e apoio à causa palestina. Denunciamos também a criminalização de ações humanitárias e a contínua violação dos direitos humanos perpetrada por Israel.
Reiteramos a urgência na libertação da tripulação do “Madleen”, com garantia de segurança e respeito à dignidade de todos. Somamos forças ainda à luta pelo rompimento imediato das relações diplomáticas, comerciais, militares e acadêmicas com Israel.
Pelo fim do genocídio contra o povo palestino!
Palestina livre do rio ao mar!
Diretoria da ADUnB
Publicado em 10 de junho de 2025