Toda solidariedade ao Sinpro-DF e contra a criminalização do direito de greve!

Foto: Divulgação / Sinpro-DF
Foto: Divulgação / Sinpro-DF

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília – Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind) manifesta total solidariedade ao Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF), que aprovou greve em assembleia da categoria no dia 27 de maio, com início previsto para 2 de junho.

A tentativa do Governo do Distrito Federal (GDF) de criminalizar o direito legítimo à greve, por meio do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, com a imposição de multa diária de R$ 1 milhão e ameaças de corte de ponto, configura um grave ataque à organização sindical, à liberdade de expressão e ao direito constitucional de mobilização da categoria.

Trata-se de uma luta por respeito, valorização profissional e pelo fortalecimento da educação pública no Distrito Federal. A reestruturação da carreira docente e a ampliação dos direitos da categoria são reivindicações que buscam corrigir distorções históricas, e configuram uma greve com pautas legítimas que não pode ser criminalizada. Estamos ao lado das trabalhadoras e trabalhadores da educação básica do DF neste momento e reafirmamos nosso comprometimento com a defesa intransigente dos direitos sociais e da democracia.

Lutar não é crime! 

Diretoria da ADUnB

 

Publicado em 30 de maio de 2025

Compartilhe: