Moradia estudantil com dignidade e respeito

A Universidade de Brasília possui uma trajetória histórica marcada pela resistência ao autoritarismo e à violência militar. Durante o regime instaurado pelo Golpe Militar, docentes, estudantes e técnico-administrativos enfrentaram perseguições ideológicas, censura e repressão sistemática. Foi por meio da mobilização popular que se conquistou a autonomia universitária e, com ela, o fim da presença de militares nas instituições de ensino superior.
Nesse contexto, a presença da Polícia Militar (PM) na Casa do Estudante Universitário (CEU) causa profunda preocupação à Associação dos Docentes da Universidade de Brasília – Seção Sindical do Andes-SN (ADUnB-S.Sind). A apreensão é ainda maior diante de relatos de abordagens truculentas e humilhantes, como a ocorrida na madrugada do dia 20 de abril, que resultaram em constrangimento e riscos à saúde física e mental dos estudantes envolvidos.
Manifestamos nossa solidariedade às e aos estudantes vítimas da violência policial. É imprescindível que as devidas providências sejam tomadas para garantir a segurança de toda a comunidade acadêmica e a plena preservação da autonomia universitária. A ADUnB-S.Sind reafirma seu compromisso com a defesa da universidade pública, gratuita, inclusiva e comprometida com a justiça social.
Publicado em 29 de abril de 2025