Informações e documentos sobre a absorção da URP

A luta pela URP na Universidade de Brasília é resultado de décadas de mobilização sindical, política e jurídica da categoria docente, construída coletivamente ao longo de diferentes gestões e processos de negociação. Nos últimos meses, a ADUnB tem intensificado sua atuação em defesa da manutenção desse direito, especialmente diante da decisão de aplicar porcentagens de absorção da URP a partir de abril de 2026 para reduzir gradualmente o valor da parcela.
O sindicato tem se posicionado pelo respeito ao processo judicial em curso e contra a aplicação dessa medida antes do trânsito em julgado, além de atuar na defesa dos direitos da categoria diante dos impactos dessa forma de absorção.
Para garantir maior transparência e facilitar o acesso às informações relacionadas a esse tema, a ADUnB disponibiliza neste espaço documentos referentes à URP, como ofícios, cartas, manifestações jurídicas, notas, comunicados e demais registros institucionais ligados à atuação do sindicato e aos desdobramentos da questão.
OFÍCIO nº 0083/2026/DGP - Orientações acerca da absorção da URP de 1989 (extensão da sistemática de absorção da URP de 1989 aos docentes).
OFÍCIO nº 0102/2026/DGP - divulgação do acórdão nº 998/2026 – TCU.
OFÍCIO nº 0104/2026/DGP - resposta ao Ofício nº 029/2026/ADUnB - S. Sind.
Publicado em 04 de abril de 2025