Eleição para a diretoria do Andes-SN acontece nos dias 7 e 8 de maio

Texto atualizado em 3 de abril para inclusão das informações da Circular 012/2025.

 

A eleição do Andes-SN para a escolha da diretoria para a gestão 2025-2027 foi iniciada ainda em dezembro de 2024, com a publicação do edital no Diário Oficial da União nº 244. Durante o 43º Congresso do Andes-SN, em fevereiro de 2025, foi aprovado o Regimento Eleitoral e realizada a inscrição de quatro chapas.

A Comissão Eleitoral Central (CEC) homologou apenas três chapas, excluindo a “Chapa 4: Oposição para renovar o ANDES-Sindicato Nacional”. Diante disso, foi ajuizada uma ação na Justiça do Trabalho de Brasília, resultando na concessão de tutela antecipada para garantir a participação das quatro chapas. No entanto, em 28 de março, o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região deferiu uma liminar que suspendeu os efeitos dessa decisão, fruto do mandado de segurança impetrado pelo Andes-SN, impedindo a participação da Chapa 4, na eleição, neste momento. O processo segue em tramitação, ainda sem julgamento definitivo.

Chapa 1: ANDES pela base: diversidade e lutas!
Cláudio Mendonça (UFMA) – Presidente
Fernanda Vieira (UFRJ) – Secretária-Geral
Sérgio Barroso (UESB) – 1º Tesoureiro
Conheça a chapa.

Chapa 2: Renova ANDES
Nicole Louise Pontes (UFRPE) – Presidente
Edson Franco de Moraes (UFPB) – Secretário-Geral
Geverson Grzeszceszyn (Unicentro) – 1º Tesoureiro
Conheça a chapa.

Chapa 3: ANDES Classista e de Luta
Gean Santana (UEFS) – Presidente
Welbson Madeira (UFMA) – Secretário-Geral
Soraia de Carvalho (UFPE) - 1ª Tesoureira
Conheça a chapa.

Calendário eleitoral
A campanha eleitoral acontece de 14 de março a 6 de maio, até às 23h (horário de Brasília). As chapas que, durante a campanha, violarem o Regimento Eleitoral ou praticarem atos como violência de gênero, racismo, machismo, capacitismo, calúnia, difamação ou disseminação de notícias falsas estarão sujeitas a sanções e responsabilização.

A votação acontece presencialmente nos dias 7 e 8 de maio, com apuração em 9 de maio e divulgação da computação dos votos em 10 de maio. Os recursos podem ser apresentados até às 12h de 11 de maio. As chapas podem apresentar recursos relacionados à apuração final dos resultados em até vinte e quatro horas após a publicação dos números oficiais. No dia 12 de maio, será divulgado o resultado oficial da eleição. O debate entre as chapas acontece no dia 10 de abril às 19h, com transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook do Andes-SN.

Comissão Eleitoral Local
Em conformidade com o Regimento Eleitoral, a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do Andes-SN (ADUnB-SSind) indicará sua Comissão Eleitoral Local (CEL), formada por um representante da diretoria, que atuará como presidente, e até dois membros indicados por cada chapa concorrente, obrigatoriamente sindicalizados.

Quem pode participar
Toda categoria docente sindicalizada à base do Andes-SN até 7 de fevereiro de 2025 e que esteja em dia com as contribuições sindicais até 6 de abril de 2025. Também é necessário ser filiado a seções sindicais homologadas no Congresso e que não tenham sido dissolvidas ou tido sua homologação revogada até a realização do 43º Congresso.

A participação dos e das docentes da UnB na eleição da diretoria do Andes-SN é fundamental para contribuir com a democracia interna do Sindicato Nacional, bem como com a escolha do projeto político que a categoria deseja para direcionar suas lutas no próximo período.

 
 

Publicado em 31 de março de 2025

Compartilhe: