ADUnB em defesa da UnB e da democracia

Foto: Divulgação/UnB
Foto: Divulgação/UnB

A educação pública tem como princípio a garantia dos direitos humanos, em toda sua diversidade. Desse modo, as liberdades, o pluralismo de ideias e de pedagogias são fundamentais para a formação de pessoas críticas, capazes de interpretar o mundo, preparadas para o mercado de trabalho, mas também para atuar na transformação social.

O avanço da extrema direita no Brasil e no mundo traz enormes preocupações. Para além da atuação na ampliação das políticas neoliberais, de desmonte dos direitos sociais, de ampliação das privatizações e das constantes ameaças ao meio ambiente, a extrema direita também atua para reprimir os movimentos sociais, dissemina discursos de ódio, desinformação e prega o autoritarismo.

Os ataques à educação pública e à autonomia didático-científica fazem parte do projeto político da extrema direita no Brasil, em uma ação orquestrada envolvendo outras universidades e segmentos. O objetivo é construir uma sociedade pouco afeita à reflexão, à análise crítica e, portanto, subserviente e obediente, que não problematiza as desigualdades sociais e  as opressões estruturais, naturalizando-as.

A UnB, com sua trajetória de resistência e enfrentamento ao golpe militar, ao autoritarismo e em sua luta pela democracia, tornou-se um alvo. Estudantes da extrema direita tem publicado vídeos nas redes sociais descontextualizados e enviesados sobre os conteúdos das disciplinas, o movimento estudantil e a história da UnB. Esses conteúdos, repletos de discurso de ódio, incitam a violência contra as vítimas, ridicularizam pautas históricas dos movimentos sociais e desrespeitam as liberdades individuais, direitos de imagem e de personalidade assegurados pela Constituição Federal, pela Lei n. 9.610/98 e pelo Código Civil.

A ADUnB-S.Sind mantém sua posição firme e histórica no combate ao avanço extrema direita e ao fascismo no Brasil, que ameaçam os princípios fundamentais da educação pública e da democracia. O sindicato reitera seu compromisso com toda a categoria docente na defesa intransigente da liberdade de cátedra e na luta em defesa da universidade pública, gratuita, democrática, diversa, laica, de qualidade e socialmente referenciada.

Diretoria da ADUnB-S.Sind

Publicado em 21 de março de 2025

Compartilhe: