ADUnB-S.Sind participa do II Seminário de Multicampia e Fronteira do Andes-SN

De 13 a 15 de março, Boa Vista (RR) recebeu o II Seminário de Multicampia e Fronteira do Andes-SN. O diretor Pedro Gontijo e a diretora Dulce Rocha representaram a ADUnB S.Sind na atividade. O evento discutiu as particularidades, os desafios e a importância do trabalho docente em instituições multicampi e localizadas em regiões de fronteira.  A necessidade de criação de uma política nacional de combate à precarização também foi destacada.

As discussões permitiram a construção de uma avaliação qualificada das mais diversas situações enfrentadas por instituições multicampi e nas regiões de fronteira. Para Pedro Gontijo, o momento foi importante para o compartilhamento das “caminhadas na busca de soluções para diferentes problemas encontrados”. O diretor também destacou a apresentação de “importantes pesquisas sobre as universidades multicampi ou em região de fronteira”, além da verificação da “situação de instituições que não estão propriamente em situação de fronteira, mas que vivenciam os desafios da interiorização de seus campi”.

A programação contou com o histórico dos debates no Andes-SN sobre multicampia e fronteira, aspectos histórico-legais da temática do evento relacionados à categoria docente do ensino federal, além da contribuição política dos movimentos sociais da região. Professoras e professores também visitaram a Guiana e a Terra Indígena Raposa Serra do Sol, moradia dos povos Macuxi, Wapichana, Taurepang, Patamona e Ingarikó. 

“Pelo conjunto das discussões ficou bastante evidente que essa temática merece um lugar qualificado na agenda das seções sindicais e do Andes Sindicato Nacional”, afirmou Pedro Gontijo.

GT Multicampia e Fronteira

O evento marcou um ano da constituição do Grupo de Trabalho de Multicampia e Fronteira do Andes-SN. As discussões para criação do GT no sindicato nacional foram iniciadas em 2019, porém a pandemia atrasou a tomada de decisão pela categoria. Para participar do GT Multicampia e Fronteira da ADUnB, basta preencher o formulário do link e escolher o referido grupo de trabalho.

 

Com informações do Andes-SN

 

Publicado em 17 de março de 2025

Galeria de imagens

Clique para ampliar
Compartilhe: