Assembleia elege representantes da ADUnB no 43º Congresso do ANDES-SN

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada na tarde desta segunda-feira (16), a categoria docente elegeu delegadas, delegados e observadores que representarão a ADUnB-S.Sind no 43º Congresso do ANDES-SN, que ocorre de 27 a 31 de janeiro de 2025, na cidade de Vitória (ES). Sob a organização da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes-Seção Sindical), o Congresso tem o tema central: “SÓ O ANDES-SN NOS REPRESENTA: dos locais de trabalho às ruas contra a criminalização das lutas”.

A Assembleia foi conduzida por membros da diretoria do sindicato: Maria Lídia Bueno, Maria Luiza Pinho Pereira, Pedro Gontijo e Pedro Mandagará.

“É uma alegria estarmos aqui, em nossa primeira assembleia nesta nova gestão. Temos nos debruçado e preocupado em manter a sustentabilidade econômica, política e combativa desse sindicato”, ressaltou a presidenta da ADUnB-S.Sind - Gestão 2024-2026, Maria Lídia Bueno, no início da Assembleia.

Antes das discussões e deliberação, a Assembleia fez 1 minuto de silêncio em homenagem aos dois professores da UnB, filiados à ADUnB-S.Sind que faleceram na última semana, Claus Akira, no dia 10 de dezembro, e Carlos Llanos, no dia 15 de dezembro.

Durante os informes, a Diretoria da ADUnB apresentou o resultado da eleição do Conselho de Representantes, realizada nos dias 10 e 11 de dezembro, que definiu os representantes titulares e suplentes de 26 departamentos e unidades, além dos representantes de aposentadas e aposentados.

“Consideramos essa eleição um avanço na representação em relação à última eleição e composição do CR”, informou o diretor do sindicato, Pedro Mandagará, que leu a relação das e dos conselheiros representantes eleitos para o biênio 2025-2027.

A Festa de Confraternização da ADUnB que reuniu cerca 1000 pessoas no dia 14 de dezembro, a situação da URP, as questões que envolvem a Fahub e o plano de saúde Amil e o assédio contra docentes também foram temas pautados pela Assembleia.

Espaço Saúde

Também foi pautado na Assembleia, a nova gestão do Espaço Saúde na ADUnB, agora sob gestão do Studio Insight - Espaço Vital. Com o objetivo de promover a qualidade de vida de sindicalizadas e sindicalizados e da comunidade acadêmica da Universidade de Brasília, o espaço ampliou os horários e modalidades oferecidas. Além de Pilates e Yoga, passam a ser oferecidas atividades como Meditação, Alongamento, Abdominal/Core, Treino Funcional e Movimento Dourado. O espaço, aberto a toda a comunidade acadêmica, conta ainda com descontos especiais para filiadas e filiados da ADUnB.

Durante as discussões, a categoria também foi incentivada a responder a  Enquete Nacional do ANDES sobre "Condições de Trabalho e Saúde Docente" e que está disponível até 19 de dezembro.

Acordo de Greve

A implementação do Acordo de Greve nº10/2024, de 27 de junho de 2024, também foi uma das pautas da Assembleia. Na ocasião, a vice-presidenta do ANDES-SN e docente da UnB, Maria Lúcia Lopes da Silva, falou sobre as últimas reuniões com o governo federal e as expectativas com o cumprimento efetivo do termo. O Acordo de Greve é resultado do processo de negociações com as entidades do setor da Educação – ANDES-SN e Sinasefe –, fruto da greve de docentes das Instituições Federais de Ensino.

De acordo com Maria Lúcia, existe a confirmação da existência de uma Medida Provisória com o reajuste salarial da categoria docente na Casa Civil. “O governo teria que mandar uma emenda para a LDO, também na LOA, até o dia 10 de dezembro, ele não mandou. E aí o que a gente soube, que o governo vai apresentar uma medida provisória na Casa Civil para implementar o acordo. Então vai funcionar mais ou menos como aconteceu com 9% desse ano. Tem a medida provisória, o governo começa a implementar e depois faz uma realocação de recursos”, observou.

Última Assembleia do ano

Essa foi a última Assembleia Geral Extraordinária do ano. 2024 ficou marcado pela intensa mobilização sindical da categoria por melhores condições de trabalho, consulta à comunidade acadêmica da UnB para escolha da Reitora e Vice-Reitor, eleição da diretoria do sindicato e do Conselho de Representantes, além de outras demandas da categoria.

“Foi um ano desafiador de mobilizações, debates e construções coletivas que vão orientar nossa caminhada no próximo ano. Continuaremos pautando nossa luta sindical por melhores condições de trabalho para a categoria docente, ao mesmo tempo em que travamos a luta em defesa da Educação Pública e da democracia”, reforçou a presidenta da ADUnB-S.Sind, Maria Lídia Bueno.

 

Publicado em 17 de dezembro de 2024

Galeria de imagens

Clique para ampliar
Compartilhe: