Nota pesar - Vladimir Carvalho
É com profundo pesar que a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind) comunica o falecimento do professor da UnB e cineasta, Vladimir Carvalho, ocorrido na manhã desta quinta-feira, 24 de outubro.
Vladimir Carvalho é um dos mais importantes documentaristas brasileiros e dedicou mais de 60 anos de vida para registrar, por meio do cinema, a realidade brasileira. O cineasta dirigiu mais de 10 filmes, entre estes ‘Barra 68’, lançado em 2000, que narra uma das invasões militares mais violentas na UnB.
Em 2012, o documentarista recebeu o título de Professor Emérito da UnB, uma das mais importantes honrarias da universidade em razão do seu legado e contribuição acadêmica.
Em 2022, o professor Vladimir foi um dos entrevistados da websérie “ADUnB Memórias de Luta” onde falou sobre a trajetória de luta em defesa da democracia e da universidade pública e também sobre a consolidação do curso de Cinema na UnB. “Tudo isso é um patrimônio negativo que temos que trazer como exemplo para os dias que vivemos, não podemos admitir nenhum gesto que não seja em favor da democracia no país de hoje”, ressaltou o professor.
Vladimir Carvalho faleceu aos 89 anos e era um dos fundadores da ADUnB.
Aos familiares, amigos, alunos do professor Vladimir Carvalho, nossa solidariedade.
*O velório será realizado nesta sexta-feira (25), das 9h30 às 13h30, no Cine Brasília. O enterro está marcado para 14h30, na ala dos Pioneiros, no Cemitério Campo da Esperança, localizado na Asa Sul.
Assista a entrevista com o professor Vladimir Carvalho:
Publicado em 24 de outubro de 2024