Direção da ADUnB se reúne com docentes e discentes da UnDF

A diretoria da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind) se reuniu na tarde desta segunda-feira (7) com a diretoria da Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Distrito Federal (SindUnDF) e com representação estudantil para tratar sobre as demandas dos professores e estudantes.

A categoria docente da universidade reivindica a Instalação imediata dos Conselhos Superiores, eleições diretas para os cargos dirigentes, reestruturação da carreira docente, nomeação de todos os aprovados e renovação do concurso de 2022, condições adequadas de trabalho, política de permanência estudantil, alimentação e transporte adequados e acordo com as informações de professores e estudantes.

Os estudantes da UnDF entraram em greve no dia 27 de setembro e também reivindicam melhorias na universidade e apontam a falta de transporte público, restaurante universitário e políticas de assistência estudantil. No dia 2 de outubro, durante uma atividade de mobilização do movimento grevista, a Prefeitura da UnDF chamou a Polícia Militar. Diante do cenário, no dia 4 de outubro, a ADUnB-S.Sind manifestou apoio à luta estudantil na UnDF. “A luta dos discentes pela melhoria na condição dos discentes da UnDF é legítima, assim como é legítima a luta sindical dos professores da instituição, que sofrem com baixos salários, carga horária em sala de aula fora do padrão para a educação superior, e a falta de democracia na instituição”, destaca trecho da nota.

De acordo com informações da Câmara Legislativa do DF (CLDF), no dia 22 de outubro, será realizada uma audiência pública para discutir a situação da universidade.

 

Publicado em 09 de outubro de 2024

Compartilhe: