Consuni aprova lista tríplice para Reitoria da Universidade de Brasília

Fotos: Ascom Sintfub
Fotos: Ascom Sintfub

O Conselho Universitário da Universidade de Brasília (Consuni) aprovou, em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (13), a lista tríplice para a Reitoria da universidade, gestão 2024-2028.

Presidido pela reitora Márcia Abrahão Moura, o Conselho seguiu a escolha da Consulta e nomeou a professora Rozana Reigota Naves como o 1º da lista, seguida pelo professor Márcio Muniz e pela professora Fátima Sousa.

A Consulta para a escolha de Reitora e Vice-Reitor da UnB aconteceu em dois turnos. No segundo turno, realizado nos dias 3 e 4 de setembro, a Chapa 93 - Imagine UnB: Participar e Transformar venceu com 64,98% dos votos válidos, a Chapa 90 - Pensar e Fazer UnB recebeu 35,02% dos votos.

Na terça-feira (10), seguindo o processo oficial, a Secretaria dos Órgãos Colegiados, que organiza o processo de elaboração da lista tríplice, abriu as inscrições de candidaturas. No entanto, apenas duas professoras se inscreveram: Rozana Naves e Fátima Sousa. Assim, na reunião desta sexta, para formar a lista tríplice, o Consuni aprovou a inscrição do professor Márcio Muniz (candidato a Vice-Reitor na chapa 93) para completar os três nomes indicados.

Na votação do Consuni, Rozana Naves recebeu 58 votos, Márcio Muniz 4 votos, Fátima Sousa 2 votos. Também foram notificadas 4 abstenções.

Agora, o Conselho enviará ao Ministério da Educação (MEC) a lista tríplice, que será encaminhada ao Presidente da República. Lula tem a prerrogativa de escolher um dos três nomes, no entanto, historicamente, escolhe o nome mais votado pela comunidade acadêmica.

Publicado em 13 de setembro de 2024

Compartilhe: