TV Comunitária de Brasília - parceira da ADUnB - completa 27 anos como ponto de resistência da comunicação popular

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou no dia 9 de agosto, uma sessão solene com objetivo de comemorar os 27 anos da TV Comunitária de Brasília. Por iniciativa do deputado distrital Gabriel Magno (PT), o evento celebrou a produção audiovisual da emissora que está no ar desde 13 de agosto de 1997.
A deputada federal Érika Kokay (PT/DF), o diretor presidente da TV Comunitária Paulo Miranda, a jornalista e apresentadora Camila Piacesi, o jornalista e diretor da TVComDF Beto Almeida, a presidenta da ADUnB Eliene Novaes e o professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) Fernando Paulino de Oliveira estiveram na mesa da sessão.
Durante a cerimônia, Gabriel Magno ressaltou que a TV Comunitária, canal televisivo, voltado para o interesse popular e com produção comunitária, tem sua importância, principalmente, na luta pela democratização da comunicação com produções audiovisuais de qualidade e o espaço que oferece para as classes trabalhadoras e minorias representativas. “Vamos celebrar o aniversário da TV Comunitária e os relevantes serviços que ela tem prestado ao DF e ao país com sua atuação isenta, livre e de proteção à democracia", afirmou o deputado distrital.
Paulo Miranda destacou que o canal surgiu de muita luta. "A TV Comunitária tem uma história longa e de grande compromisso com a cidade. Pelo seu caráter comunitário, tornou-se uma forma de expressão com acesso popular”, disse.
A jornalista e apresentadora Camila Piacesi considera que a TV Comunitária tem uma história rica, marcada pela inclusão dos invisíveis, ou seja, das pessoas que não têm espaço na mídia tradicional. “Além de apresentar essas pessoas, o canal também realiza o trabalho de dar a elas meios próprios de expressão, o que é importante para que as pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham a chance de se comunicar e fazer televisão pela primeira vez”, observou.
Atualmente, a emissora oferece uma programação diversa que abrange inclusive a Escola de Mídia Comunitária que, desde 2007, já formou mais de 5 mil estudantes de escolas públicas, oferecendo formação em jornalismo e audiovisual, oficinas de produção televisiva em estúdios para crianças, adolescentes, jovens e adultos, garantindo acesso público à comunicação.
Nos últimos quatro anos, a escola recebeu emendas da deputada federal Érika Kokay (PT-DF) e realizou 24 oficinas para alunos de escolas públicas do Distrito Federal, além de estudantes de cinema e audiovisual da Universidade de Brasília (UnB), Instituto Federal do Recanto das Emas e IESB. Essas edições foram realizadas com apoio da Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura. A deputada Érika Kokay destacou que o canal rompe a lógica da mercadorização. “Temos a oportunidade de ver na TV Comunitária a centralidade nas pessoas, nas lutas e nos seus sonhos, destacando o que é fundamental para as nossas existências”, destacou a parlamentar.
A presidenta da ADUnB, Eliene Novaes reforçou a importância do papel da TV de construção e resistência. “Temos muito orgulho desta parceria entre o Sindicato dos Docentes da UnB e a TV Comunitária, de participar desta história que marca a nossa cidade de maneira tão forte em uma luta pela democracia. Quando entrei pela primeira vez no estúdio, me deparei com um acervo de momentos de Brasília e entre eles, uma série de fitas da ADUnB, guardadas com tanto carinho. Uma memória e uma história compartilhada”, destacou Eliene.
Ao final da sessão solene, a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind) recebeu uma moção de louvor por fazer parte da trajetória da TV.
Publicado em 15 de agosto de 2024