Consulta UnB: auditório da ADUnB ficou lotado em último debate entre as chapas

A Comissão Organizadora da Consulta (COC) para a Reitoria realizou, nesta segunda-feira (12), o quarto e último debate entre as três chapas que disputam a gestão da Universidade de Brasília (UnB) para o quadriênio 2024-2028. O debate completo está disponível no canal da UnBTV no YouTube.

Realizado no Centro Cultural da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind), o debate foi mediado pela jornalista Heloísa Villela. Para iniciar o evento, foi realizado um minuto de silêncio em memória às vítimas do acidente aéreo ocorrido na cidade de Vinhedo (SP), no dia 9 de agosto, que vitimou 62 pessoas.

O auditório lotado foi marcado pela presença de apoiadores das três chapas: Chapa 90: Pensar e fazer UnB; Chapa 93: Imagine UnB: Participar e Transformar e Chapa 99: A UnB que queremos. No primeiro bloco, além da apresentação das candidaturas, as chapas fizeram perguntas entre si, com direito a réplica e tréplica, que abordaram temas como hospital universitário, assédio, projetos de sustentabilidade, gestão de recursos, incentivo a pesquisas, entre outros assuntos.

No segundo bloco, as três chapas responderam perguntas vindas da plateia, direcionadas para cada chapa e sorteadas pela mediadora. Foram seis perguntas, duas para cada chapa, que abordaram assuntos como o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB), trajetória profissional e acadêmica, propostas sobre a rede de museus da UnB, a concessão do diploma póstumo a Honestino Guimarães e atividades da atual gestão da universidade.

No terceiro bloco de perguntas, as candidatas a Reitora e os candidatos a Vice-Reitor responderam às questões apresentadas pelo Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães (DCE-UnB), Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) e ADUnB-S.Sind.

O DCE apresentou diversas demandas e questionou as chapas se a pauta do movimento estudantil será priorizada na gestão. "Entre os vários pontos de reivindicação, ao abordar a democracia universitária, demandamos uma verdadeira revolução na forma como é organizada a política interna da universidade: queremos paridade real (1/3 para cada segmento) nos conselhos e câmaras da UnB e queremos eleições diretas para escolha do Prefeito", apontou o DCE, em um dos trechos da pergunta.

Já o Sintfub questionou as chapas sobre as condições de trabalho de técnico-administrativos na universidade, que “em sua maioria foram invisíveis para a atual gestão, além de sofrerem com a precariedade nas condições de trabalho e assédio em suas unidades de trabalho. Refletindo sobre essas questões e na perspectiva da equidade, o que a sua candidatura tem de proposta para alterar esse cenário”.

A ADUnB-S.Sind perguntou às chapas “quais as  propostas adotadas para otimizar os processos de progressão funcional na UnB considerando a necessidade de, desburocratização e automatização desses processos?”. Todas as perguntas foram respondidas pelas chapas.

O debate finalizou com as considerações finais de todas as candidatas e candidatos, que aproveitaram o tempo de 5 minutos para defender seus programas e  propostas.

A COC realizou quatro debates, o primeiro no dia 25 de julho na Faculdade UnB Ceilândia, o segundo realizado no dia 31 de julho na Faculdade UnB Gama, o terceiro no dia 7 de agosto na Faculdade UnB Planaltina e o último nesta segunda (12), no Campus Darcy Ribeiro. Em caso de segundo turno, a COC organizará um debate, presencial, no dia 28 de agosto, às 18h, também no campus Darcy Ribeiro.

Conforme Regulamento Eleitoral, a campanha para o processo de Consulta à comunidade encerra às 23h59min do dia 19 de agosto. A Consulta será realizada nos dias 20 e 21 de agosto. Participam da votação, que será presencial, com voto paritário, docentes, estudantes e técnico-administrativos da UnB. A lista de aptas e aptos a votar já está disponível no site da Consulta.

COC

A Comissão Organizadora da Consulta (COC) é constituída por três representantes do Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães (DCE-UnB), Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) e Associação de Docentes da Universidade de Brasília – Seção Sindical do ANDES - SN (ADUnB – S. Sind.).

Publicado em 13 de agosto de 2024

Galeria de imagens

Clique para ampliar
Compartilhe: