COC realiza segundo debate entre as chapas na Faculdade UnB Gama

Com um auditório lotado, a Faculdade UnB Gama recebeu, na tarde desta quarta-feira (31/7), o segundo debate da consulta para Reitoria para a Gestão 2024-2028. A frase de Darcy Ribeiro “As próximas décadas serão também de lutas. Das gratas lutas do florescimento, do renascer” marcada no púlpito já demonstra como foi o foco deste debate. As três chapas tiveram a oportunidade de apresentar as principais propostas para o futuro da Universidade.
A COC tem se preocupado em convidar nomes de relevância social da Comunicação para mediação considerando a importância da Consulta para a comunidade acadêmica. O debate foi mediado pela jornalista, comunicóloga e mestre de cerimônias, Maria Paula de Andrade. Com importância no cenário nacional, Maria Paula foi apresentadora do programa Câmara Ligada, da TV Câmara, repórter da TV Band, além de âncora do Jornal Repórter Brasil, da TV Brasil - Empresa Brasil de Comunicação.
A transmissão ao vivo realizada pela UnBTV continuará disponível no canal público do YouTube. Para acessar, clique aqui.
A ordem de assento na mesa, de apresentação e realização das perguntas obedeceu a um sorteio realizado dez minutos antes do início do debate com a presença das chapas.
No primeiro bloco, a chapa 90 “Pensar e Fazer UnB” composta pela candidata a Reitora Olgamir Amancia Ferreira e do candidato a Vice-reitor Gustavo Adolfo Sierra Romero, a chapa 99 “A UnB que queremos” composta pelos candidatos Maria Fátima de Sousa e Paulo Celso dos Reis Gomes e a chapa 93 “Imagine UnB: participar e transformar”, dos candidatos Rozana Reigota Naves e Márcio Muniz de Farias tiveram a oportunidade de realizar a apresentação dos projetos.
Já no segundo bloco, as e os candidatos das chapas realizaram perguntas livres entre as candidaturas. Em seguida, os mais de 150 docentes, técnico-administrativos e discentes puderam, presencialmente, fazer suas perguntas sobre os projetos de cada uma das chapas. Para cada pergunta foi dado tempo para resposta, réplica e tréplica. Todos os detalhes do debate estão disponíveis no Regramento.
As perguntas das chapas e do público versaram sobre temas diversos e de relevância para a Universidade, envolvendo a política de atendimento e moradia das e dos discentes, a saúde das servidoras e servidores, a disponibilização das bolsas dos projetos de extensão, dentre outros assuntos.
O quarto e penúltimo bloco do debate foi marcado pelas perguntas das entidades representativas de técnico-administrativos, docentes e discentes da UnB (ADUnB-S.Sind, Sintfub e DCE). Tanto ADUnB-S.Sind quanto Sintfub demonstraram preocupação sobre as propostas para que sejam evitados no ambiente da Universidade os assédios moral e sexual.
As três chapas demonstraram apreensão com os números obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) e divulgados pelo G1 de que em 10 anos, durante 2013 e 2023, apenas 6 processos administrativos foram abertos na UnB e somente um caso foi punido. Outros quatro processos foram arquivados por diferentes motivos: ausência de provas e não comprovação do assédio moral. Um outro processo prescreveu.
As candidatas e candidatos destacaram que é inadmissível que ainda existam crimes de assédio acontecendo na Universidade de Brasília e principalmente, sem a devida apuração dos fatos e gerando, muitas vezes, um fluxo de processo que revitimiza a ou o denunciante. As chapas concordaram que é preciso que aconteçam campanhas de prevenção e promoção contra o assédio e para mudança desta cultura criminosa. Foi lembrado ainda que não cabe apenas a vítima a responsabilidade pela denúncia, mas é um dever de toda sociedade, seja em casos verticais e horizontais, em que o abusador exorbita o poder sobre seu subordinado.
Ao final, cada chapa pôde fazer suas considerações finais, convidando docentes, técnicos e discentes a conhecerem melhor os programas e participarem presencialmente dos próximos debates que acontecem no dia 7 de agosto, às 15h, no auditório da Faculdade UnB Planaltina e 12 de agosto, às 12h, no auditório da ADUnB, campus Darcy Ribeiro.
A Consulta acontece nos dias 20 e 21 de agosto, quando discentes, técnico-administrativos e docentes escolhem a próxima Gestão da UnB para o quadriênio 2024-2028.
Para saber mais sobre as chapas, acesse: consultaunb.com
Publicado em 01 de agosto de 2024