Assembleia Geral Extraordinária elege representantes para o 67º CONAD do ANDES-SN

A greve acabou, mas a luta continua. Um balanço do movimento paredista e as perspectivas para as ações que terão continuidade junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) foram alguns dos temas tratados durante a Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda-feira, 1º de julho, na sede da  Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind).

Durante os informes, a presidenta da ADUnB-S.Sind, Eliene Novaes, informou sobre a publicação do Comunicado à Comunidade Acadêmica da Universidade de Brasília (UnB) do Comando Local de Greve, com um balanço do movimento paredista nacional e na UnB. Este texto foi produzido por meio das impressões e escutas feitas durante as Assembleias e a partir dos debates e avaliações do CLG e da participação dos representantes da ADUnB no Comando Nacional de Greve. A presidenta destacou ainda o Comunicado do Comando Nacional de Greve do ANDES-SN com a síntese do resultado de consulta às bases para orientar os passos do movimento paredista e o Texto de Conjuntura do Comando Nacional de Greve do ANDES-SN, enviados pelo Sindicato Nacional, que tratam sobre o processo de encerramento da greve. 

A presidenta da ADUnB-S. Sind comunicou que a continuidade das negociações foi ratificada por Esther Dweck, Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que participou da assinatura do acordo junto ao Ministro da Educação, Camilo Santana, por meio dos Grupos de Trabalho, previstos no Termo de Acordo. Serão criados três Grupos de Trabalho para avançar no debate sobre o reenquadramento de aposentadas e aposentados; a entrada lateral (reposicionamento na carreira para docentes que fazem novos concursos); e a insalubridade - revogação da IN no 15, entre outras questões. A criação destes Grupos é fruto da pressão do movimento paredista. 

Além disso, Eliene apontou a participação da Comissão de Ética do CLG em uma reunião junto a reitoria da Universidade em que foram discutidas as primeiras propostas do calendário acadêmico A Resolução Cepe nº 0070/2024, que altera a Resolução 0075/2023, relativa ao calendário acadêmico, foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe)na  reunião do dia 27 de junho.

Alerta sobre golpes

Em seguida, os advogados Rodrigo Castro e Larissa Rodrigues, da Assessoria Jurídica do Sindicato apresentaram um panorama sobre o processo da URP, destacando a votação favorável à manutenção dos 26,5% aos técnico-administrativos da UnB feita pela segunda turma do STF no dia 10 de junho. A Assessoria destacou que esta decisão, agora, aguarda o trânsito em julgado. Por ora, não há movimentação no processo da URP para a categoria docente. O Judiciário segue em férias até o dia 1º de agosto.

A Assessoria Jurídica alertou todas as filiadas e filiados sobre e-mails enviados por supostos escritórios de advocacia solicitando envio de pagamentos, dados e documentos pessoais para ajuizamento de novas ações judiciais de interesse das e dos docentes, como a URP. O Sindicato orienta que, ao receberem e-mails sobre quaisquer processos, comuniquem a ADUnB e que não enviem nenhum dado ou documento pessoal, visto que podem ser utilizados em transações ilegais, caso estejam em posse de pessoas de má-fé. A orientação é que antes de tomar qualquer medida, as filiadas e filiados agendem seu atendimento jurídico pelo site adunb.org ou compareça presencialmente na sede, localizada na Casa do Professor, no Campus Darcy Ribeiro.

Consulta à Comunidade da UnB para Reitoria

Ainda nos informes, a diretora da ADUnB-S.Sind, Ariuska Amorim, tratou sobre o trabalho da Comissão Organizadora da Consulta (COC) para a Reitoria da Universidade de Brasília (UnB). A COC é composta por representantes da da ADUnB-S.Sind, do Sintfub e do DCE e tem se reunido na sede da ADUnB para organização de todo processo da Consulta à Comunidade. Ariuska destacou a importância da participação da comunidade acadêmica neste processo democrático para escolha de reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade de Brasília - 2024 a 2028. Foi publicado, na última semana de junho, o Regulamento desta Consulta, que acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto em primeiro turno e nos dias 03 e 04 de setembro em segundo turno. Além disso, o documento aponta o dia 15 de julho como data para realização das inscrições das chapas. Para acessar todas as informações sobre a COC, acesse https://consultaunb.com/.

Eleição ADUnB-S.Sind

O processo de Eleição da ADUnB-S.Sind. para o Biênio 2024-2026 também está chegando. “Este é um momento muito importante para a ADUnB. Nossa gestão chega ao fim no dia 8 de setembro. A Diretoria fará a convocação do Conselho de Representantes, instância sindical responsável por deliberar sobre a organização do processo eleitoral, conforme apresenta o regimento do nosso Sindicato. A reunião será no dia 8 de julho, às 16h. Além disso, realizaremos uma Plenária de de avaliação da gestão e perspectivas prevista para o dia 10 de julho, às 17h. As duas reuniões acontecem na sede do Sindicato. Em breve divulgaremos mais informações sobre essas atividades”, disse Eliene Novaes.

Para finalizar a Assembleia, foi realizada a eleição da delegada e observadores para o 67º Conad do ANDES-SN, que acontece de 26 a 28 de julho de 2024, em Belo Horizonte - MG e tem como tema "Fortalecer o ANDES-SN na luta por orçamento público, salário e em defesa da natureza". O Conad é a instância deliberativa do Sindicato Nacional e  terá como tarefa a atualização dos planos de lutas gerais e dos setores do ANDES-SN, aprovados durante o 42º Congresso realizado este ano em Fortaleza (CE), e também deliberar sobre as questões organizativas e financeiras, como a aprovação das contas da entidade e do local do próximo Conad.

A delegação da ADUnB-S.Sind eleita para representação do Sindicato no evento está composta pela Presidenta Eliene Novaes como delegada, e foram eleitos 13 observadores: Alejandra Pascual, Luis Pasquetti, Pedro Costa, Wallace Boaventura, Valdenizia Peixoto, Pedro Mandagará, Reginaldo Ghiraldelli, Maria Elenita Nascimento, Roni Oliveira, Dirce da Fonseca e Pablo Cardellino. O primeiro vice-presidente da ADUnB Nelson Inocêncio foi indicado como observador suplente.

Publicado em 02 de julho de 2024

Galeria de imagens

Clique para ampliar
Compartilhe: