Greve na UnB: ADUnB-S.Sind. realizará Assembleia Geral Permanente para avaliar proposta do Governo

Na quarta-feira (15/5)  aconteceu a 5ª rodada de negociação da Mesa Específica e Temporária da carreira docente entre as entidades sindicais que representam os docentes das Universidades e Institutos Federais (ANDES-SN e Sinasefe) com o Governo Federal.

Agora, as Seções Sindicais  do ANDES-SN farão as Assembleias para avaliação da proposta apresentada pelo Governo. A ADUnB-S.Sind. do ANDES-SN convoca toda categoria docente para participar da Assembleia Geral Permanente no dia 22 de maio às 16h em primeira chamada e às 16h30 em segunda chamada com qualquer quórum para avaliação da proposta do governo.

Após um mês do início da greve dos docentes das Instituições Federais de Ensino (IFES) , o Governo reabriu as negociações com a categoria. A proposta do governo é manter o  reajuste de 0% em 2024 e além disso, manteve os 9% em 2025 e 3,5% em 2026, já apresentados, no entanto mudou a metodologia de apresentação da proposta.

Durante a reunião entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e representantes dos Comandos Nacionais de Greve (CNG) do ANDES-SN e do Sinasefe, foram apresentadas alterações para as classes iniciais da carreira . A proposta do governo indica a aglutinação das classes iniciais (A/DI (MS) e B1/DII 1 (EBTT) numa única categoria B2/DII 2 (MS/EBTT), garantindo maior salário inicial. Apresenta também uma alteração gradual dos “steps” para 2025, passando de 4,0% para 4,5% para os padrões C2 a 4 (Adjunto) e D2 a 4 (Associado); e uma diminuição do percentual de aumento de 25,0% para 23,5% para o padrão D1 (Associado) e DIV 1. Para 2026, passaria de 4,5% para 5,0% os padrões C2 a 4 (Adjunto) e D2 a 4 (Associado) e C1 (Adjunto) em 6%; D1 (Associado) e DIV 1 em 22,5%. Com isso, segundo o governo, os reajustes propostos podem variar de 13,3% a 31,2%, considerando os ajustes salariais e a reorganização dos steps.

Em relação a Instrução Normativa n. 66, o Governo não apontou para a revogação, mas sim sua alteração para garantir os efeitos funcionais e financeiros da progressão e promoção, sem perder a retroatividade, desde que solicitado em até 6 meses após atendidos os requisitos, como proposto na mesa do dia 19 de abril.

No encontro, o Governo estabeleceu que a data limite para assinatura do acordo pelas entidades da Educação é o dia 27 de maio.

“O Comando Local de Greve da UnB realizou, na tarde desta quinta-feira, 16 de maio, uma avaliação inicial sobre a proposta apresentada. E na próxima semana, convidamos a base da categoria da Universidade de Brasília para discutir os próximos passos da greve da Educação Pública”, disse Eliene Novaes, presidenta da ADUnB. Confira aqui o documento apresentado na reunião.

Greve

A categoria docente deflagrou greve no dia 15 de abril. Desde então, mais de 50 Instituições Federais de Ensino aderiram à paralisação. Esse movimento se soma às greves em curso das técnicas e dos técnicos em educação (TAE) das Instituições Federais e também à greve de docentes e TAE dos Institutos Federais.

No dia 21 de maio, ocorrerá a Reunião da Mesa Específica e Temporária relativa à carreira dos(as) técnicos(as) em educação com o Governo e as entidades sindicais representativas da carreira, com mobilização das entidades da Educação durante a reunião com os e as TAE no MGI.  Já no em 22 de maio, os trabalhadores e trabalhadoras de todo o país somarão forças à greve da Educação Federal, na Marcha das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, também na capital federal.

Publicado em 17 de maio de 2024