Comando Local de Greve: Nota de Repúdio
Nós, do Comando Local de Greve (CLG) docente da UnB, vimos declarar nosso repúdio à postura autoritária e truculenta da Segurança do Campus da UnB que, no dia 9 de maio, quinta-feira, empurrou um aluno que realizava um piquete em apoio à greve das servidoras e servidores da UnB. Desde a deflagração da greve, temos primado por uma relação dialógica e pela construção coletiva com toda a comunidade universitária - discentes, docentes, Técnicos Administrativos em Educação, servidores terceirizados e a Administração Universitária - respeitando as decisões da categoria docente.
Ressaltamos que a greve é um direito de toda a categoria docente da UnB e o fortalecimento do movimento é imprescindível para o sucesso das reivindicações. No entanto, as aulas, resguardando casos excepcionais que devem ser analisados pela Comissão de Ética do CLG, não se enquadram em atividades essenciais. Assim, reforçamos nosso apoio às pautas e às iniciativas do movimento estudantil de fortalecimento da greve, sendo elas também objetivos e meios legítimos para melhorar a permanência na Universidade.
Portanto, repudiamos práticas como as do dia 9 de maio, por parte da segurança do campus, e reforçamos nosso compromisso em defesa da Educação e da Universidade Pública, gratuita, de qualidade, laica e socialmente referenciada; ao tempo em que pedimos apuração, em caráter educativo, à Administração Superior, zelando pela manutenção deste espaço plural e respeitoso de convívio fraterno e também de lutas ideológicas.
Comando Local de Greve Docente da UnB
Publicado em 15 de maio de 2024