Nota de apoio e solidariedade à população do Rio Grande do Sul
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou, na manhã desta terça-feira (7), que 388 municípios já foram atingidos pelas fortes chuvas na região, afetando mais de 873 mil pessoas. Até o momento, foram confirmadas 90 mortes em razão dos temporais e há mais quatro em investigação, além de 361 pessoas feridas e 132 desaparecidos. O governo contabiliza ainda 155.741 pessoas desalojadas, e 48.147 pessoas estão temporariamente em abrigos. São 1,36 milhão de pessoas afetadas pelas chuvas que ocorrem desde 29 de abril, o que representa 12,55% dos habitantes do estado.
A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do Andes-SN (ADUnB-S.Sind) manifesta apoio e solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul que afetam toda a população gaúcha como a pior tragédia ambiental da história.
Ao mesmo tempo que manifestamos nossa solidariedade, alertamos para o momento indivisível que vivemos não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. O cenário de emergência climática alertado por cientistas, organizações não-governamentais, e sobretudo, por povos e comunidades tradicionais não pode mais ser ignorado.
É preciso atuar com firmeza na preservação e conservação ambiental, para conter os impactos das alterações humanas, tais como o desmatamento desenfreado, tendo como efeito direto as alterações no ciclo hidrológico terrestre. É preciso mudar os hábitos relacionados ao consumo e as formas como as atividades econômicas são desenvolvidas para que não prejudiquem os ecossistemas naturais em níveis que comprometam a vida humana e a biodiversidade.
Saiba como doar:
A Defesa Civil do RS divulgou lista de itens necessários para doação:
- colchões novos ou em bom estado;
- roupa de cama;
- roupa de banho;
- cobertores;
- água potável;
- ração animal;
- cestas básicas, preferencialmente fechadas para facilitar o transporte.
Não estão recebendo doações de calçados, roupas, medicamentos, móveis e utensílios domésticos.
Onde entregar no DF:
- Para doar produtos, as pessoas que residem no Distrito Federal podem fazer as entregas na Base da Força Aérea Brasileira (FAB) na área militar do Aeroporto Internacional de Brasília. As doações podem ser entregues no horário de 8h às 18h. O primeiro voo com donativos do DF para o Rio Grande do Sul foi realizado nesta segunda-feira (6) e levou mais de 10 toneladas de doações.
- Agências dos Correios
- Conselho Regional de Medicina
- Câmara Legislativa do Distrito Federal a partir do dia 9/5 entre 8h e 19h
Outras instituições no Distrito Federal, também fazem coletas de doações de materiais e insumos para a população gaúcha afetada.
Movimentos sociais e populares também realizam arrecadação financeira para realizar ações de solidariedade no Rio Grande do Sul, confira:
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): https://www.instagram.com/p/C6jX-njOLiD/
Movimentos dos Pequenos Agricultores (MPA): https://www.instagram.com/p/C6mS1rhpcho/?img_index=5
Movimentos dos Atingidos por Barragens (MAB): https://www.instagram.com/p/C6mgQlqPnd-/?img_index=1
Movimentos dos Trabalhadores Sem Teto (MTST): https://www.instagram.com/p/C6jPn-kLHfx/?img_index=1
Publicado em 07 de maio de 2024