Greve: Associação Wyka Kwara realiza apresentação na sede da ADUnB
Dança, canto, rezo. Assim a Associação Wyka Kwara chegou à sede da ADUnB na manhã desta sexta-feira (26/4). A atividade fez parte das mobilizações da greve de docentes da Universidade de Brasília (UnB). Professoras e professores receberam as e os indígenas no Centro Cultural do Sindicato para um momento que teve o objetivo de marcar a luta não apenas do movimento paredista, mas principalmente, de valorização cultural. Cerca de 50 docentes participaram da atividade que contou com uma apresentação de expressão ancestral de povos indígenas.
A Associação Wyka Kawara foi fundada, em 2020, pelo cacique Kwarahy Tenetehar, indígena da etnia Tenetehar Tembé, que, na tentativa de manter sua essência na cidade, afastado de práticas culturais e espirituais, reuniu, aos poucos, um grupo de centenas de pessoas.
A comunidade participou ainda do Acampamento Terra Livre 2024 (ATL), no Complexo Cultural Funarte, que aconteceu entre os dias 22 e 26 de abril. Este ano, o evento incentivou que as comunidades indígenas se mobilizassem contra o Marco Temporal, celebrando o 20º edição do acampamento, com o tema “Nosso marco é ancestral: sempre estivemos aqui!”.
Publicado em 26 de abril de 2024