ADUnB-S.Sind alerta filiadas e filiados sobre golpes pelo WhatsApp envolvendo processos jurídicos

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do Andes-SN (ADUnB-S.Sind.) alerta todas as filiadas e filiados sobre o golpe do falso advogado que tem utilizado informações pessoais e processuais de docentes para pedir contato imediato.

Todos os detalhes do esquema são elaborados para dar credibilidade ao golpe. Ao fazer o contato, os golpistas informam dados pessoais de filiadas e filiados para passar credibilidade e perguntam se a ADUnB-S.Sind. já repassou o dinheiro do processo em questão. Por meio de perfil falso, utilizam logo da ADUnB-S.Sind., se passam por representantes de escritórios de advocacia e solicitam o pagamento de uma taxa. O grupo criminoso chega a enviar um suposto documento do Tribunal de Justiça (TJ) com informações do processo, advogado e cliente, na tentativa de convencer as vítimas.

A ADUnB-S.Sind orienta filiadas e filiados que possuem processos em andamento, vinculados ao Sindicato, ou não, a não realizarem pagamento de quaisquer quantias solicitadas via aplicativos de mensagem ou meios de comunicação não oficiais.

Enfatizamos que o Sindicato não entra em contato com filiadas e filiados por WhatsApp para colher o pagamento de taxas.

Antes de tomar qualquer medida que eventualmente possa lhes prejudicar, entrem em contato por meio dos canais de atendimento oficiais da ADUnB-S.Sind ou compareça presencialmente na sede, localizada na Casa do Professor, no Campus Darcy Ribeiro.

O que fazer?

Registrar Boletim de Ocorrência

Ao passar por esse tipo de situação, especialmente de cobranças de taxas indevidas para o recebimento de algo do Judiciário ou para movimentação processual, a orientação é fazer o registro de Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima ou no site da Polícia Civil do DF https://www.pcdf.df.gov.br/servicos/delegacia-eletronica/estelionato-fraudes-e-apropriacoes

Denunciar o número que entrou em contato

Denuncie contas não autênticas na opção "denunciar", disponível no menu do aplicativo

Bloquear o contato

Caso você não tenha clicado nos links recebidos e/ou compartilhado dados com os golpistas, "bloquear o número ou o usuário que enviou a mensagem já é suficiente".

Contatos da Secretaria da ADUnB-S.Sind.

E-mail: adunbss@adunb.org.br

Telefone Fixo: (61) 3307-1157

Telefone Celular: (61) 98532-1280 | (61) 98405-0596

Publicado em 18 de abril de 2024

Compartilhe: