Comando Local de Greve dos Docentes da UnB é instalado e define primeiros passos

A instalação do Comando Local de Greve dos Docentes da Universidade de Brasília (UnB) foi realizada na tarde desta quinta-feira (11/04). A reunião teve a presença de cerca de 30 docentes com o objetivo de organizar os próximos passos do movimento paredista.

Entre os pontos de pauta, foram discutidas a organização e funcionamento do Comando Local de Greve, a composição e instalação do Comando Nacional de Greve do Andes-SN e a formação do Comitê de Ética. Além disso, as e os docentes definiram que na próxima segunda-feira (15/4), data de início da greve, acontecerá nova reunião para definição das próximas agendas de ações e estratégias de mobilização, a instituição dos demais comitês, entre outros assuntos. A reunião acontecerá às 9h, na sede da ADUnB-S.Sind.

A abertura da reunião foi feita com os informes sobre a Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) que aconteceu na última quarta (10/04), em que, novamente, não foram apresentadas nenhuma proposta para recomposição salarial das servidoras e servidores. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) propôs, apenas, aumento em benefícios. Dentre eles, o reajuste dos auxílios em maio: auxílio alimentação, auxílio-saúde e auxílio-creche.

A presidenta da ADUnB-S.Sind., Eliene Novaes, apresentou as definições deliberadas na reunião do Setor das Ifes do Andes-SN em que foi aprovada a participação na Semana Nacional de Mobilização, com a realização da Jornada de Luta “0% de reajuste não dá!”, convocada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), nos dias 16, 17 e 18 de abril. O calendário definido pelo Setor apontou ainda a realização de uma semana de atividades locais nas instituições entre 22 e 26 de abril.

As e os professores do Comando Local receberam ainda o coordenador-Geral do Sintfub, Edmilson Lima, que relatou como tem sido organizadas as ações do sindicato durante este período de greve. “Temos nos organizado para estarmos sempre em conjunto com as e os servidores semanalmente. Contar com a categoria docente neste momento tem sido de extrema importância”, afirmou.

A ADUnB-S.Sind. realiza na próxima terça-feira (16/4), às 9h, uma Assembleia conjunta com o Sintfub. A presença de toda categoria se faz essencial. “A ADUnB-S.Sind convocou as e os docentes da Universidade de Brasília (UnB) a participarem do fortalecimento dessa luta e nestas agendas. Precisamos deste Comando e de todos presentes para mobilização não apenas pela reestruturação da carreira, mas também em defesa da educação pública”, disse Eliene Novaes. 

Os nomes dos participantes do Comando Local de Greve serão referendados em Assembleia Geral que será convocada para a segunda-feira (22/04). Os e as docentes que tiverem interesse em participar também poderão se inscrever nas assembleias que acontecerão semanalmente, nas segundas-feiras, na sede da ADUnB-S.Sind.. Mais informações serão divulgadas em breve. 

A primeira reunião do Comitê de Ética do Comando Local de Greve acontece nesta sexta-feira (12/04), às 14h, para elaboração de documento com orientações para a categoria docente. Outras definições e encaminhamentos serão deliberados na reunião do dia 15 de abril.

 

Publicado em 12 de abril de 2024

Compartilhe: