Docentes da UnB aprovam greve a partir do dia 15 de abril por tempo indeterminado

A categoria docente da Universidade de Brasília (UnB) aprovou a deflagração da greve  em Assembleia Geral Extraordinária, realizada na tarde desta segunda-feira (8) no Centro Cultural da Associação dos Docentes da UnB – Seção Sindical do Andes-SN (ADUnB-S.Sind).

Convocada pela Diretoria do Sindicato, a Assembleia reuniu docentes de vários departamentos. Depois de mais de duas horas de debates sobre as condições de trabalho, o baixo orçamento das universidades públicas e a necessidade de reajuste salarial, professoras e professores votaram pela deflagração da greve.

A deliberação sobre a greve foi encaminhada em duas votações. Na primeira, docentes votaram contra ou a favor da greve. A favor da greve votaram 257 docentes e 213 contrários. Cerca de 600 pessoas participaram da Assembleia, entre sindicalizadas, não sindicalizadas e convidadas.

Na segunda votação, a categoria aprovou que a greve na UnB inicia a partir do dia 15 de abril, com tempo indeterminado, com avaliações periódicas, mobilização na base e participação nas atividades nacionais.

A categoria encaminhou ainda a formação do Comando Local de Greve, que será composto pela Diretoria, Conselho de Representantes e a Comissão de Mobilização da Campanha Salarial. Os serviços essenciais serão mantidos conforme prevê a legislação. Demais encaminhamentos e deliberações serão definidos pelo Comando Local de Greve. 

Representantes do Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos (Sintfub), que estão em greve desde o dia 11 de março, e do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UnB) também participaram da Assembleia e manifestaram apoio à greve dos docentes.

Proposta do Governo Federal

Além do reajuste salarial, servidoras e servidores público federais reivindicam a revogação de atos normativos implementados nos governos Temer e Bolsonaro; mesas específicas temporárias/reestruturação de carreiras; mesas setoriais e contribuição assistencial. A pauta de reivindicações de servidoras e servidores está disponível no site da ADUnB-S.Sind.

Publicado em 08 de abril de 2024

Compartilhe: