Setor das Ifes do ANDES-SN aprova indicativo de greve nacional e calendário de mobilização

Fotos: Imprensa ANDES-SN
Fotos: Imprensa ANDES-SN

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind)  participou na sexta-feira (22) da reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) do ANDES-SN.

O Setor das Ifes aprovou o indicativo de greve das e dos docentes das universidades federais, institutos federais e cefets da base do Sindicato Nacional para 15 de abril. A deliberação teve como base o resultado das assembleias realizadas nas seções sindicais, que apontam, em maioria das ADs presentes, a necessidade de construção de uma greve.

Conforme encaminhamento da reunião, uma nova rodada de assembleias nas seções sindicais deve acontecer entre 26 de março e 09 de abril. A próxima Assembleia Geral da ADUnB-S.Sind. para debater sobre a deflagração da greve está marcada para o dia 8 de abril, conforme deliberação da Assembleia realizada no dia 21 de março.

O Setor das Ifes orienta como pauta das assembleias: deflagração da greve no dia 15 de abril, criação dos comitês locais de mobilização e construção das pautas locais. Na sequência, ocorrerá uma outra reunião do Setor das Ifes no dia 10 de abril, com tempo de 72 horas para informar, governo e reitorias, sobre a deflagração de greve no dia 15 de abril.

“A decisão da Assembleia Geral da ADUnB deliberar por Indicativo de Greve docente na universidade se soma a muitas outras Seções Sindicais pelo país. Muitas Seções relataram assembleias com uma participação crescente, o que mostra a potencialidade do movimento sindical docente e nossa capacidade de, junto com a Fasubra e outras categorias do funcionalismo público, pressionar por uma recomposição salarial mais justa e por reestruturação das nossas carreiras”, destacou o diretor da ADUnB-S.Sind., Pedro Mandagará, que participou da reunião junto com a presidenta do sindicato, Eliene Novaes.

A reunião contou com a participação de representantes de 37 seções sindicais, que avaliaram as deliberações da categoria e as indicações feitas na primeira rodada de assembleia, depois de o 42º Congresso do ANDES-SN aprovar a construção da greve nas instituições federais de ensino e do setor da Educação, no primeiro semestre de 2024, rumo à greve unificada do funcionalismo público federal.

Confira o calendário de mobilização aprovado na reunião do Setor das Ifes:

- Assembleias nas seções sindicais - 26 de março e 09 de abril

- Reforçar o dia 03/04 como Dia Nacional de Paralisação e Mobilização, com foco em ações nos estados, em articulação com os demais servidores/as

- Reunião do Setor das Ifes - 10 de abril

- Deflagração da greve no dia 15 de abril

- Construir a jornada de lutas do Fonasefe de 16 a 18 de abril, com atividades em Brasília. 

          16/04: Audiência pública na Câmara Federal 

          17/04: Caravana e Marcha em Brasília dos servidores e das servidoras

          18/04: atividades setoriais, possibilidade de ato no MEC das entidades da Educação

Assembleia Geral Extraordinária da ADUnB

Em Assembleia Geral realizada no dia 21 de março, a categoria docente da UnB aprovou o indicativo de greve para o dia 8 de abril. Neste dia uma nova Assembleia Geral Extraordinária será realizada para votar pelo início ou não da Greve.  Além deste encaminhamento também foi aprovado a formação da Comissão de Mobilização formada pela Diretoria, Conselho de Representantes e docentes, que se disponibilizaram na Assembleia. O grupo será responsável por intensificar a mobilização para a Assembleia do dia 8 de abril.

Publicado em 25 de março de 2024

Fonte: Com informações do ANDES-SN
Compartilhe: