Campanha Salarial: agenda de lutas inicia nesta quinta (22)

Servidores e servidoras públicas de todo o país iniciam nesta quinta-feira (22) um calendário de lutas em torno da Campanha Salarial. A primeira atividade é o Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Carreira e da Educação Pública com a realização de manifestações, paralisações e debates em todo o país.

A mobilização acontece em paralelo com a terceira rodada da Mesa Específica e Temporária que trata das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), em Brasília (DF), a partir das 9h. O ANDES-SN participa da reunião, convocada pelo governo, junto com o Sinasefe e a Fasubra.

“É um dia de luta por causa do debate da recomposição da carreira, que está sucateada. A ausência de concursos públicos, o esvaziamento do serviço público e a precarização das condições de trabalho são pontos de pauta da reunião da Mesa Específica. São pautas que demandam muita mobilização”, aponta a presidenta da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind), Eliene Novaes.

No dia 26 de fevereiro, segunda-feira, o Fonasefe realiza uma live, às 19h, que abordará o detalhamento da contraproposta da bancada sindical na contraproposta de reajuste salarial para 2024 e a existência de recursos que atendam às necessidades das servidoras e dos servidores públicos federais. A proposta salarial apresentada pelo governo federal no ano passado foi de reajuste zero em 2024.

Já no dia 28 de janeiro, será o Dia Nacional de Luta com Paralisação dos Servidores Públicos. No mesmo dia, às 14h30, será realizada a reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília. A contraproposta foi protocolada no dia 31 de janeiro de 2024 por meio do Ofício 001/2024. Para mais informações, acesse aqui.

 

Publicado em 21 de fevereiro de 2024

Compartilhe: